Durante a sessão ordinária, realizada nessa segunda-feira, 11, o vereador Genival Alves (PRTB) destacou seu principal projeto sobre saúde, que realiza nas comunidades de São Luís, onde cerca de 10 mil pessoas já foram atendidas, desde que foi lançado em 2017.
O Projeto Saúde na Comunidade, que nasceu na pré-campanha em 2016, do vereador tem se destacado em São Luís. Por meio do projeto, ludovicenses têm tido acesso a exames de saúde básica e do preventivo de forma gratuita.
“É preciso tratar a saúde como prioridade, o Projeto Saúde na Comunidade, onde nós transformamos a Escola Municipal em um hospital por um dia, levando todos os exames de saúde básica da família, do preventivo a diversos exames, e ainda transformamos uma das salas da escola em farmácia popular. Além disso, todas as pessoas consultadas recebem o medicamento de graça”, destacou o parlamentar.
A Carreta da Saúde, que foi entregue em fevereiro do ano passado a população ludovicense, integra o Projeto Saúde na Comunidade, que oferece serviços essenciais à saúde pública, buscando solucionar deficit do município, que, de acordo com Genival Alves, possui apenas 32,2% do número ideal de equipes destinadas ao atendimento de saúde básica familiar, determinado pelo Ministério da Saúde.
“Nós precisamos melhorar o atendimento básico da família. O Governo Federal autorizou 338 e o município só implantou 109, mas nós estamos avançando. Aprovamos neste semestre um projeto de resolução para implantar os 100%. Nós estamos trazendo soluções, como o Projeto Saúde na Comunidade, trabalhando com a carreta”, ressaltou o vereador.
Bairros atendidos
O projeto já atendeu vários bairros de São Luís, entre eles: Mato Grosso, Cajuparí, Cidade Olímpica, Turu, Santa Rosa, Anjo da Guarda, Gapara, Vila Maranhão, Vila Esperança, Tibiri e Túnel do Sacavém. Foram mais de 10 mil famílias e aproximadamente 30 mil atendimentos.