O vereador Genival Alves (PRTB) destacou esta semana, na Câmara Municipal de São Luís, os relevantes serviços prestados à sociedade maranhense pela promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital, Doracy Moreira Reis Santos.
A promotora recebeu o Título de Cidadã Ludovicense, iniciativa proposta pelo vereador Paulo Victor (PTC) e que foi aprovada unanimemente pelos demais parlamentares.
Presente na sessão solene, Genival salientou o trabalho desenvolvido pela homenageada enquanto integrante dos quadros do Ministério Público; além da sua vertente social e cristã, sempre preocupada com o bem-estar do próximo.
“Para mim, é um honra muito grande poder testemunhar este momento no qual a amiga Doracy obtém uma nova certidão de nascimento. Trata-se de uma promotora de Justiça atuante e um ser humano que se devota, diariamente, para ajudar o próximo”, afirmou o vereador.
“Estou extremamente honrada, porque agora sou conterrânea de Ferreira Gullar, Nauro Machado, Graça Aranha, Maria Aragão, Alcione Nazaré, entre tantas outras pessoas que fazem parte da história desta linda cidade. É uma honra ser reconhecida como cidadã da gloriosa Atenas Brasileira”, comentou a homenageada.
Doracy Reis nasceu em Penalva, interior do Maranhão. Quando tinha dois anos, com os pais mudou-se para Pindaré e mora em São Luís desde os cinco anos. Em 1979, foi aprovada em um concurso público para a Polícia Federal, onde trabalhou por 14 anos, à época, ela já era acadêmica do curso da UFMA. Passou seis anos morando em Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil-Bolívia.
Há 25 anos atua no Ministério Público. Doracy foi responsável por quatro comarcas em São Luís e já respondeu por outras dez em todo o estado, atuando em cidades como Loreto, Esperantinópolis, Brejo, Chapadinha, Itapecuru, Vargem Grande, Santa Quitéria, entre outras, sempre exercendo com maestria e paixão a profissão de promotora de justiça.
Em São Luís, foi titular da 16ª Promotoria de Justiça Criminal de Execução Penal e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem). Atualmente, ela é titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital.