Fale com seu vereador
- E-mail
[email protected] | [email protected] - Facebook
fb/drgutembergaraujo - Instagram
@dr_gutemberg - Twitter
@DrGutemberg_
Gutemberg Fernandes de Araújo nasceu em Coroatá (MA). Casado com a médica Francisca Luzia Soares Araújo, conhecida como doutora Kika, é pai de Guilherme Henrique. Cirurgião Geral do Aparelho Digestivo e da Obesidade, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é bacharel em Direito e vereador no 5º mandato pelo PSC (Partido Social Cristão).
Além de médico e político, Gutemberg também abraçou a missão de ensinar e se tornou professor de Cirurgia do Curso de Medicina da UFMA. Implantou a cirurgia bariátrica no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA).
É Mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo, sendo membro da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade – IFSO.
Também é membro da Academia Maranhense de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Já publicou vários trabalhos científicos, além de 4 livros, entre eles: Cirurgia da Obesidade; Metodologia Científica; e Desafios na Gestão da Saúde Pública no SUS.
Dr. Gutemberg, como é mais conhecido, tanto no cenário político, quanto na área médica, se firmou como defensor da Saúde e parlamentar que mantém constante diálogo com as comunidades.
A atuação política aconteceu de forma imprevista. Analisou que, como profissional da Saúde, tem a possibilidade de ajudar a curar uma pessoa por vez. Mas, como político, ao elaborar um projeto de lei, desenvolver ações nas comunidades, consegue beneficiar milhares de pessoas. Ao visualizar a possibilidade de fazer o bem de forma coletiva, de favorecer o maior número de pessoas, resolveu entrar para a política.
Em 2004, foi eleito para seu 1º mandato e reeleito nos anos de 2008, 2012, 2016 e 2020. Ao longo da vereança, elaborou e teve a aprovação de mais de 60 leis, na Câmara Municipal de São Luís.
Com ampla experiência na área médica e gestão pública, Dr. Gutemberg sempre priorizou ações para construir uma saúde pública de respeito e de qualidade para a população ludovicense. Vale ressaltar que, em maio de 2009, a convite do ex-prefeito João Castelo, assumiu o cargo de secretário de Saúde do Município de São Luís, exercendo a função até abril de 2012.
Costuma afirmar que preza por um mandato das ruas para a Câmara. Todas as suas leis, projetos e ações, são solicitações da comunidade, sobretudo as voltadas para a saúde. São mecanismos que vão desde a qualidade do trabalho, à criação de serviços, tais como, programa de atendimento integral, dentro da Lei, que protege a pessoa com Autismo. Além de programas de atendimento para as pessoas com doenças crônicas inflamatórias e programas de combate à obesidade.
Em meio a várias conquistas obtidas para os profissionais da saúde, destaque para a Lei que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais a enfermeiros, técnicos e atendentes, além de condições dignas para o repouso da classe.
Seu trabalho também alcançou visibilidade nas áreas do esporte, da educação e cultura. São muitas as lutas do vereador, que desempenha ações humanizadas para diferentes públicos. Aos jovens ludovicenses, por exemplo, elaborou a Lei do Primeiro Emprego. E preocupado com os idosos, criou um projeto de Lei para transformar São Luís em uma Cidade Amiga dos Idosos e, assim, contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.
Tendo a bandeira da saúde como prioritária, também se destaca como o vereador que mais destinou emendas – acima de 2 milhões de reais, para as reformas das feiras e mercados da cidade. Para ele, a limpeza e higiene desses locais, significam saúde na mesa do consumidor e qualidade de vida e dignidade para os feirantes.
Na Câmara Municipal, presidiu a Comissão de Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo (2005 a 2008); a Comissão de Saúde e Trabalho (2014); e a Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal (2017 a 2020).
Em 2020, foi convidado pelo deputado federal Aluísio Mendes, para assumir o comando do diretório municipal do Partido Social Cristão (PSC). Nas eleições municipais desse mesmo ano, se reelegeu para o 5º mandato. Em 1º de janeiro de 2021, foi empossado como vereador e eleito 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís.