Parlamentar parabenizou Ribeiro Neto pela criação da Medalha de Mérito Jackson Lago
Texto: Leandro Ferreira e Marine Palhano
O vereador Ivaldo Rodrigues (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão ordinária desta quarta-feira (12), para destacar os sete anos de existência da Feirinha São Luís, no Centro Histórico da capital.
O parlamentar informou que a ideia para criação da feirinha surgiu enquanto ele era titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e que após sete anos o evento continua atraindo pessoas.
“A prioridade era efetivamente fazer a reocupação do centro, e fizemos. O Centro Histórico, patrimônio mundial pela Unesco, estava abandonado e precisava de uma ideia, de um projeto, de uma ação. A Feirinha São Luís fez esse papel, cumpriu esta missão”, afirmou.
Ele enfatizou que o Centro Histórico ainda enfrenta muitos problemas, mas a feirinha desempenhou um papel relevante e foi um passo importante no processo de recuperação do bairro. “Hoje, apesar de todos os problemas que ainda temos, mas, pelo menos, o centro já vive um momento novo, um momento em que hotéis, restaurantes e empresas voltaram a funcionar no centro”, disse.
Ivaldo Rodrigues ressaltou que a feirinha garantiu um espaço de destaque para a exposição da produção agrária da capital. “Nós conseguimos fazer com que uma feira pudesse ter o seu espaço reservado em um centro, um equipamento público, mas com a perspectiva do empreendedorismo. Nos três anos que eu fiquei como gestor da Feirinha tivemos de capital circulante algo em torno de R$ 63 milhões”, frisou.
O vereador acrescentou ainda que o evento fomentou a cultura de São Luís mantendo um espaço para apresentações das mais variadas manifestações folclóricas e culturais.
Medalha Jackson Lago
Durante o Grande Expediente, Ivaldo parabenizou o colega de parlamento Ribeiro Neto (PSB) pela proposta de criação da Medalha de Mérito Administrativo Jackson Kepler Lago para condecorar gestores públicos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de São Luís.
“Essa medalha honra a trajetória, o legado e a vida do Jackson Lago. Ele foi uma das figuras mais icônicas que esse estado já teve, sobretudo, pela ética e pelo trabalho. Jackson Lago tem um legado no trabalho: Socorrão 1, Socorrão 2, Terminal de Integração da Cohama. Ele foi o homem da saúde, fez os Socorrinhos, fez 15 Unidades Mistas de Saúde. Fui testemunha das ações do
governador Jackson Lago”, afirmou o vereador.
Rádio Educadora
Rodrigues também homenageou a Rádio Educadora que, nesta quarta-feira (12), comemora 58 anos.
“Eu fui ouvinte da Rádio Educadora quando criança no interior do estado. Antigamente, quando pouquíssimas pessoas tinham telefone, para falar com alguém do interior, mandava-se um aviso na rádio. Eu sou dessa época. Essa rádio teve essa importância fundamental. Ela foi também instrumento de luta, de muitas transformações e de politização das pessoas desse estado. Foi berço de formação de jornalistas e radialistas do Maranhão”, destacou.
“Quero cumprimentar a Arquidiocese de São Luís, na pessoa de Dom Pestana, que é o arcebispo extraordinário. Desejamos vida longa à rádio e a toda a direção, na pessoa de Carlos Alberto Cruz e de Padre Gutemberg Feitosa, assim como toda a equipe técnica da rádio”, declarou Ivaldo Rodrigues.