Parlamentar criticou a demora no lançamento dos editais para funcionamento
Texto: Suellen Soares
O vereador Jearlysson Moreira (Avente) discursou na manhã desta terça-feira, 09, sobre a situação das creches públicas de São Luís. O parlamentar utilizou o pequeno expediente para denunciar a demora na publicação dos editais que viabilizarão o pleno funcionamento desses espaços.
Moreira chamou a atenção, em especial, para as creches dos bairros Recanto Verde e São Raimundo. Ele esteve na primeira, porém foi impedido de fiscalizar a segunda, tendo em seguida se dirigindo a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela obra.
Na ocasião, o vereador informou que questionou a titular da pasta, Caroline Salgado, sobre a demora no lançamento nos editais de funcionamento. “A secretaria informou que a demora se deu devido aos processos burocráticos, tais como o de contratação de profissionais. Embora tenha compreendido, questionei o porquê da prefeitura não ter se antecipado, uma vez que, já conhecia a data de inauguração desses espaços”, ponderou.
O mesmo declarou ainda que pediu informações sobre campanha lançada pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), nas redes sociais, em que anunciou ar-condicionado para todas as escolas públicas da capital. “Também fui comunicado que há uma empresa fazendo o levantamento da rede de energia nessas escolas, a fim de saber se elas suportarão os novos aparelhos”, afirmou.
Nesse sentido, Jearlysson Moreira criticou a falta de planejamento da gestão, que não soube informar quais unidades serão contempladas, nem o prazo de entrega do serviço. E encerrou esse trecho do discurso defendendo a busca por políticas boas para a cidade.
Iluminação
Antes de finalizar, o parlamentar falou também sobre a falta de iluminação na BR-135, especificamente entre o quilômetro 0 e o 135. Ele mencionou a insegurança à qual a população está sujeita e afirmou que busca realizar audiência pública para apurar a responsabilidade sobre o trecho.