Parlamentar citou lei de autoria do Coletivo Nós que beneficia pessoas com TEA

Texto: Marine Palhano
Durante a sessão ordinária da Câmara, nesta quarta-feira, 02, o co-vereador do Coletivo Nós (PT) Jhonatan Soares tratou sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O parlamentar lembrou da Lei 7.644, de 01 de julho de 2024, de autoria do Coletivo Nós, que institui em São Luís políticas públicas para garantir a proteção e ampliação dos direitos das pessoas com TEA.
“Mencionamos com orgulho a Lei 7.644, de nossa autoria já aprovada, sancionada e promulgada. Mas, nós precisamos avançar muito. O poder público que poderia ter mais iniciativas voltadas para essa questão, pouquíssima coisa implementou a nível federal, estadual e municipal embora tenhamos uma lei federal desde 2012 que institui a Política Nacional para Atendimento de Pessoas com TEA”, afirmou Jhonatan Soares.
O vereador citou ainda algumas iniciativas do legislativo municipal destinadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Aqui nesta Casa alguns colegas parlamentares possuem institutos e ações específicas voltadas a esse público. O Coletivo Nós tem um projeto social que atende quase 500 crianças, adolescentes e jovens e, dentre eles, há muitos com autismo. Em nosso Cursinho Coletivo, alguns dos estudantes recentemente aprovados para a universidade são autistas. Há algumas iniciativas na cidade, mas são poucas diante da quantidade de pessoas com autismo na capital e no estado”, considerou Jhonatan Soares.