A comemoração do Quarto Centenário do Legislativo Municipal, ocorreu no palácio Pedro Neiva de Santana, na manhã desta segunda-feira (9), e foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT). Concorrida, além dos edis da Casa, a solenidade contou com a presença de vários políticos, autoridades e personalidades públicas, representantes da sociedade civil e servidores do órgão.
Na ocasião, o vereador Joãozinho Freitas (PTC) falou de seu contentamento e gratidão em poder participar de uma data tão especial para o Poder.
“Apesar de ter pouco tempo de vereança, estou muito contente de ser agraciado por Deus com esse momento especial, de poder presenciar as homenagens de quatro séculos de serviços prestados por essa Casa do Povo Ludovicense. Em nome de todos os vereadores, quero fazer uma agradecimento ao senador Weverton Rocha pela homenagem, semana passada, em Brasília, e ao nosso presidente, Osmar Filho, por essa sessão solene de hoje, onde, novamente, se parabeniza toda a população que, ao longo de 400 anos, prestigiou esta Casa, seja através de suas reivindicações ou protestos. Esta Casa sempre foi local de trincheira para a nossa população que, por inúmeras vezes, buscou apoio e o encontrou aqui. É como eu sempre falo: o eleitor deve e tem o direito de estar presente nesta Casa. E assim tem sido, por todos esses anos. Então, agradeço a cada um, pela confiança depositada no vereador Joãozinho Freitas, através do voto”, declarou o parlamentar.
Durante a sessão o desembargador aposentado Milson Coutinho, autor do livro “Legislaturas, Legisladores e Presidentes da Câmara Municipal de São Luís em Quatro Séculos”, fez um breve relato da história da Câmara, pontuando acontecimentos que inspiraram sua obra.
A Câmara Municipal de São Luís é a quarta mais antiga do Brasil. Na gestão do vereador Osmar Filho (PDT), tornou-se referência, em termos de modernização, para várias casas legislativas, e modelo, na área da comunicação, para vários órgãos públicos.