O vereador Joãozinho Freitas (PTB) é autor de duas propostas que combatem o preconceito contra alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista, nas escolas da capital. O requerimento foi encaminhado à Prefeitura de São Luís e a indicação ao Governo do Estado. De acordo com o vereador, o preconceito nas escolas, a falta de estrutura e de profissionais capacitados para atender a esses alunos é grande. A sugestão do parlamentar é de que os gestores estaduais e municipais promovam campanhas de conscientização em todas as escolas do Maranhão.
Com o tema “Autismo, um assunto que precisa de maior atenção”, a campanha coloca à disposição das escolas públicas materiais gráficos, como panfletos e cartazes, com informações que ajudem no combate ao preconceito.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 38,5 milhões de crianças autistas. A estimativa, contudo, é de que o número seja ainda maior. Quantitativo esse, que motivou o vereador.
“O tema autismo vem sendo bastante discutido atualmente por se tratar de um assunto extremamente importante. Mas, infelizmente, temos poucas informações. Por isso, a necessidade de uma campanha de conscientização sobre a inclusão da criança com autismo na sociedade. E o primeiro passo é a informação. Assim, pode-se garantir uma melhor qualidade de vida para elas”, pontuou o vereador.
O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de déficit persistente na comunicação e interação social em múltiplos contextos.