Josué Pinheiro luta por Ecopontos para
colaborar com limpeza e higienização
Bareado no propósito de colaborar com o poder público e a saúde da população, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) tem sido um incansável batalhador para a instalação de Ecopontos em diversos locais da cidade, notadamente em áreas consideradas de bairros localizados na periferia.
Por meio dos requerimentos nº 011/2018 e 214/2018, aprovados pela Câmara Municipal de São Luís, o representante pedetista no parlamento da capital maranhense está solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Junior “que seja viabilizado junto ao órgão competente da sua administração a implementação de Ecopontos no Cruzeiro de Santa Bárbara e outro da área do Itaqui Bacanga”.
Explica ele que “com a instalação dos Ecopontos estaremos disponibilizando as comunidades uma estrutura de referência para recolhimento seletivo dos despejos volumosos, a exemplo de materiais eletrônicos, entulhos de construção, óleo de cozinha, plásticos recicláveis, vidros, bagulhos volumosos, entre outros”.
Segundo o parlamentar do PSDB completa que “dessa forma estaremos reduzindo o acúmulo de resíduos sólidos em locais inadequados, promovendo a limpeza pública, a saúde, a preservação do meio ambiente, bem como gerando emprego e renda para os catadores”. Diz ele ainda que “o acúmulo de bagulhos volumosos despejados desordenadamente a céu aberto pelos moradores representa atrativo de pragas domésticas, assim servem de criadouros para larvas do mosquito da dengue, sendo sério risco à saúde da população”.
Josué Pinheiro acrescenta que “o Ecoponto é uma forma de promover a conscientização da comunidade quanto ao adequado descarte e direcionamento de resíduos sólidos, e constitui-se numa importante ação da administração municipal quanto a coleta seletiva e beneficiamento de resíduos sólidos, que incentiva e disciplina a população ao descarte adequado de despejos domésticos”.
Texto: Alteré Bernardino