Josué Pinheiro pleitea iluminação pública
para garantir a segurança de passageiros
Devido a precária situação que se encontram algumas paradas de transporte coletivo, bem como as áreas situadas em suas proximidades, no tocante a iluminação pública, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está solicitando ao presidente da Cemar (Companhia Energética do Maranhão), que determine ao setor responsável por esta atribuição “a priorização dos serviços de instalação e manutenção da rede de iluminação, o posteamento da localidades de pontos de ônibus, distribuídas no Centro da cidade”.
A providência sugerida pelo parlamentar tem como um dos principais objetivos garantir e zelar pela segurança dos passageiros de ônibus e das pessoas que trafegam nessas áreas.
“As paradas de ônibus distribuídas no centro da capital, durante o período noturno ficam envoltas na escuridão, devido à falta ou defeito na instalação das luminárias dos postes que deveriam garantir a iluminação pública no local”, enfatiza ele.
Citando como exemplo, o vereador social democrata assinala que “podemos observar paradas da Rua das Cajazeiras, Rua Rio Branco, Praça Deodoro, entre outros, em que existem trechos onde a iluminação é precária ou até indisponível”. Continuando, ele diz que “como consequência da situação de escuridão das vias públicas, os marginais se aproveitam para praticarem assaltos e roubos aos transeuntes e usuários do transporte que aguardam os coletivos nas paradas de ônibus”.
TERMINAL NO ITAQUI BACANGA
A implantação de um Terminal de Passageiros na área do Itaqui Bacanga também está sendo pleiteada por Josué Pinheiro ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT). Em um dos seus argumentos, ele observa que “a implantação de um terminal de um terminal de ônibus proporcionará melhor ordenamento e disciplinamento dos serviços de embarque e desembarque de passageiros, fiscalização mais efetiva da disponibilidade de linhas para os diversos bairros que compõem a área, entre outros controles das atividades do setor de transportes urbanos”.
Para completar, Josué Pinheiro lembra que “a área Itaqui-Bacanga é uma das regiões mais populosas da capital maranhense, onde usuários dos transportes coletivos dependem da melhoria desses serviços de forma que atendam as necessidades da população com maior eficiência e qualidade”, finaliza.
Texto: Alteré Bernardino