O vereador Josué Pinheiro (PSDB) está fazendo um apelo público pedindo assistência aos venezuelanos que se encontram em São Luís vivendo em situação degradante, com falta de condições financeiras e também sem um lar. O parlamentar social democrata já apresentou uma indicação na Câmara Municipal há, aproximadamente, dois meses fazendo a mesma solicitação.
“A situação tem se agravado, pois é cada vez maior o número dessas pessoas que vem aumentado consideravelmente, perambulando pelas ruas e em grupo pedindo esmola nos sinais de trânsito”, enfatiza o vereador. Continuando ele diz que “a nossa preocupação maior é com as crianças”.
O vereador acentua que o caso já tem mobilizado alguns setores, “e nós também estamos presenciando que os veículos de comunicação têm dado uma grande cobertura do assunto, principalmente os canais de televisão”. Ele frisa que o caso já vem sensibilizando a sociedade que está se vendo impossibilitada de fazer algo de concreto para ajudar.
Reconhece o tucano que “já tivemos conhecimento de que uma ONG está tentando, dentro de suas limitações, contribuir para solucionar o problema”.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos também já está intervindo na situação, “mas as dificuldades encontradas são inúmeras e não basta apenas uma tomada de posição pontual, é necessário que sejam adotadas providências mais eficazes”, assinala ele.
“No nosso entendimento convém uma ação mais efetiva, um grande esforço de toda a sociedade, já que nos encontramos diante de um grave problema social, pois não é só cadastrar para um abrigo e alimentação provisório”, afirma Josué Pinheiro para acrescentar: “é necessário um esforço conjunto dos governos estadual e municipal, iniciativa privada e os setores interessados para se sensibilizar com essa situação e solucionar o caso, pois se não for feito algo de concreto e eficaz a tendência é piorar”.