Josué Pinheiro sugere parceria para
limpeza e urbanização de área no Angelim
Com um requerimento apresentado na Câmara Municipal de São Luís, e dirigido ao prefeito Edivaldo Holanda Junior, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está solicitando que seja determinado ao Comitê Gestor de Resíduos Sólidos a viabilização de parceria com estabelecimentos comerciais no sentido de zelar pela higienização da cidade.
Na sua propositura, o parlamentar social democrata sugere que os proprietários de lojas comerciais localizadas na avenida 1, com bifurcação da rua 27, do bairro do Angelim estabeleçam a parceria, “visando a mobilização de todos para permanente limpeza urbana e urbanização da área pública adjacente, paralela a avenida Jerônimo de Albuquerque”, completa.
Justifica o vereador do PSDB que “ao longo do referido local e suas transversais existe um intenso movimento comercial, cujos estabelecimentos, tais como: lanchonetes, pizzarias, restaurantes, farmácia, açougue, utensílios domésticos, mercearias entre outras, que desenvolvem atividades geradoras de resíduos sólidos”.
Ainda na sua argumentação, ele diz que “infelizmente os dejetos provenientes dessas diversas atividades são despejados em terreno próximo ao canteiro público existente no local, atraindo animais e pragas urbanas, exalando mal cheiro, o que representa risco para a saúde da população”.
Josué Pinheiro enfatiza que “a comunidade denuncia que apesar dos serviços de limpeza pública serem realizados rotineiramente em dias alternados, entretanto o volume diário de resíduos (caixas de papelão, restos de alimentos, etc.) logo se acumulam na via pública. Finalizando ele acentua que “sugerimos que os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, que se alojam no perímetro da referida avenida sejam convocados para contribuir como parceiros da limpeza pública, evocando a responsabilidade social de todos”.
Texto: Alteré Bernardino