A sessão solene aconteceu nessa manhã no plenário da Câmara de São Luís
Em cerimônia nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de São Luís, a juíza federal do Trabalho, Noélia Maria Cavalcanti Martins e Rocha foi homenageada com o Título de Cidadão Ludovicense. A honraria é fruto de proposta vereadora Karla Sarney (PSD), que decidiu conceder a maior honraria pelos relevantes serviços prestados pela magistrada à cidade e população.
Em sua trajetória na justiça maranhense, destaque para a atuação como juíza titular da Vara Federal do Trabalho de Açailândia, Imperatriz e Bacabal. Em Açailândia, libertou 52 empregados de uma fazenda, os quais encontravam-se aprisionados na condição análoga à de escravos. Já realizou três Varas Itinerantes, oportunidade em que inaugurou o ônibus do TRT-MA para aquela finalidade.
A vereadora Karla Sarney pontuou sobre o merecimento da homenagem. “Esse título foi escolhido para a doutora Noélia, que é uma amiga e também uma magistrada do Trabalho destacada. Que trata das nossas causas, as causas dos trabalhadores. Ela, sendo mulher, mãe e avó, acho muito pertinente a homenagem. A escolhi, justamente pelo trabalho que ela exerce na justiça e sua presença na sociedade. Acredito que, nós mulheres precisamos, cada vez mais, sermos lembradas”, disse a parlamentar.
A homenageada, emocionada com o reconhecimento, agradeceu a referência. “É uma honra para mim, receber esse título, pois significa o reconhecimento de todo o meu trabalho desenvolvido aqui na cidade, em benefício da sociedade ludovicense e dos trabalhadores. Sendo magistrada, tenho uma atuação bem intensa e me sinto gratificada e realizada em poder fazer justiça e dar o devido acesso a quem precisa”, enfatizou Noélia Rocha.
Presentes à mesa da solenidade, a vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa; a juíza da 5ª Vara do Trabalho, Núbia Aleve; a juíza titular da Vara do Trabalho de Santa Inês, Fernanda Franklin da Costa Ramos; o presidente do Maranhão Parcerias, Antônio Nunes; a advogada da Procuradoria Geral do Município, Márcia Rabelo; a diretora da 5ª Vara do Trabalho, Camila Cavalcante; o pedagogo e mestre em Educação, Cidinho Marques.
Histórico
Nascida no Piauí, Noélia Maria Cavalcanti Martins e Rocha é juíza federal do Trabalho, titular da Vara Federal do Trabalho de Barreirinhas. É graduada Bacharel em Direito e especializada em Direito Público pela Universidade Federal do Estado do Ceará, tendo exercido funções na Justiça do Trabalho deste estado.
Lecionou na Universidade de Fortaleza (Unifor), após aprovação em concurso. Foi palestrante no 1º Curso Preparatório para o Exercício das Atribuições do Ministério Público do Estado do Ceará e exerceu, por duas vezes, funções do cargo de Fiscal do Trabalho na capital, entre outras atuações na área da justiça.