Homenagem foi proposta pelo Coletivo Nós e será transmitida pelas redes sociais da Casa.
Texto: Mirlene Bezerra
A Câmara Municipal de São Luís realiza, nesta quinta-feira (26), às 15h, uma solenidade de entrega de título de honra ao mérito ao pároco Sérgio Henrique Garcia de Braga Mello, da Paróquia de N.S. da Boa Viagem, em São Luís e, às assistentes sociais Sorimar Saboia Amorim; e Lúcia das Mercês Diniz Aguiar. Uma iniciativa do Coletivo Nós (PT), as homenagens, segundo o co-vereador Jhonatan Soares, são um reconhecimento pelo trabalho que os três desenvolvem na área social da cidade.
Nascido na cidade de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, o religioso Sérgio Henrique Garcia De Braga Mello já esteve à frente de várias paróquias da cidade, tendo dirigido a Rádio Educadora no período de 2000 a 2003. Durante toda a sua trajetória, desenvolveu atividades relevantes, a exemplo do acompanhamento espiritual de diversas instituições de ensino da cidade e do país, além de dirigir a segunda etapa do Encontro de Casais com cristo; de coordenar o Encontro Matrimonial Mundial da Casais e de exercer a função de juiz colaborador do Tribunal Eclesiástico de São Luís, entre outras.
Segunda homenageada, no âmbito dos movimentos sociais, Sorimar Amorim foi fundadora e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na área profissional, realizou uma pesquisa de satisfação sobre a qualidade do atendimento socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), o que lhe levou a assumir o cargo de Coordenadora Estadual de Articulação Municipal, sensibilizando os gestores municipais governamentais e da sociedade civil para implantar Núcleos de Atendimento socioeducativo para adolescentes em cumprimento de medidas em meio aberto. É servidora efetiva da Secretaria Municipal da Criança e de Assistência Social (SEMCAS), cedida à Funac, onde comanda a pasta há mais de 20 anos.
Por fim, natural de Cajapió, Lúcia Diniz Aguiar, ao se mudar para uma área de periferia no bairro Vila Palmeira, engajou-se na catequese e no grupo de jovens da Igreja Católica, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Bairro Alemanha), onde iniciou sua vivência de base comunitária que deu todo o tom a sua caminhada humana, militante e profissional, tendo uma atuação marcante como integrante no Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes (CMDCA). É importante destacar os últimos 15 anos de exercício profissional de Lúcia Diniz na Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), onde tem desenvolvido grandes projetos voltados para este público.