A psicóloga Moara Gamba falou sobre parentalidade, mudanças de paradigmas, questões de gênero e novos olhares do homem sobre essa questão.
Uma criança que cresce com a presença de pai e mãe tem a tendência em ser mais firme diante da vida e ter mais segurança no futuro. Essas presenças na vida infantil impactam positivamente no desenvolvimento. No Brasil, é grande o número de famílias formada apenas pela mãe e os filhos, o que acarreta, algumas vezes, em dificuldades e desvios na educação. A importância do pai neste cenário foi tema da live “Paternidade Ativa: Impactos da presença paterna no desenvolvimento de filhos e filhas”. O evento foi realizado pela Câmara de Vereadores de São Luís, na quarta-feira (10), às 19h30. A ação foi alusiva ao Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (14).
A live foi mediada pelo psicólogo da Câmara, Mauro Brandão, e teve como convidada a psicóloga Moara Gamba. A profissional tratou sobre parentalidade, mudanças de paradigmas, questões de gênero e novos olhares do homem sobre essa questão, entre outros temas relativos. “É sempre importante falar sobre paternidade, sobretudo, para nós mulheres que somos quem mais sofremos o impacto das questões relativas à paternidade nos dias de hoje”, pontuou Moara Gamba.
Ela ressaltou que deve ser observado o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto à questão da família ser um direito da criança. “Direito de ter pai e mãe, de ter responsáveis por ela e de necessitar desse apoio e cuidado para que se desenvolva bem”, frisou.
A psicóloga destacou a mudança dos paradigmas com as novas formações familiares e que devem ser considerados, assim como haver mudanças nas normas legislativas. “É importante também mudarmos os olhares e os marcos legais que impactam nesse cenário e devem ser revistos para que se adequem a esta nova configuração familiar que se viu ao longo dos anos”, disse a profissional.
A profissional ressaltou que tudo começa com a ausência do nome do pai na certidão, mas que a presença muitas vezes não contribui e é tão impactante negativamente. “Muitos pais que estão presentes não têm conhecimento do cotidiano de seus filhos. Não sabem a medicação que tomam, a alimentação que podem ou não ingerir, como estão na escola e no geral, essas informações são, na imensa maioria das vezes, agregadas pela mãe ou para terceiros com quem a criança passa o dia”, apontou.
Destacando projeto do qual participa, a psicóloga disse observar que há uma mudança de pensamento por parte do homem, socialmente e familiarmente. “O homem tem repensado essa participação familiar para rever comportamentos e temos visto grandes manifestações do grupo de homens com o qual realizamos um projeto e vemos esta mudança. Muitos se questionando, reconhecendo que é preciso ser mais presente e querendo mudar”, disse.
Durante a live, a profissional tratou ainda sobre saúde mental masculina, impactos de estruturas tradicionais no comportamento dos pais e soluções para a prática efetiva de uma paternidade que auxilie positivamente no desenvolvimento dos filhos.
A live, que durou uma hora, foi transmitida pela Câmara Municipal de São Luís, no perfil @camaraslz, aplicativo Instagram e teve como objetivo promover cidadania, estreitar o relacionamento com os públicos de interesse da instituição e produzir reflexões sobre a educação dos filhos. O evento teve planejamento e execução realizados pela Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; pelo Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia, e pelo Setor de Saúde, por meio do Serviço Social.
Profissional
Moara Gamba é psicóloga, mestre em Psicologia, professora da Universidade Ceuma e coordenadora do projeto de extensão universitária “Grupo reflexivo para homens: criando uma cultura de respeito e paz”. Vale destacar ainda que, por 10 anos, Moara Gamba atuou encarregada da Perícia Médica e Psicológica do Centro de Perícias Técnicas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão.