Moradores sofrem com ruas esburacadas e falta de serviços básicos

Texto: Leandro Ferreira
Na sessão ordinária desta terça-feira (11), o vereador Marcelo Poeta (PSB) usou o pequeno expediente para denunciar a falta de infraestrutura no bairro Porto Grande, destacando a situação crítica das vias e os impactos causados à população local.
Em discurso, o parlamentar relembrou que a situação do Porto Grande tem sido alvo de reclamações constantes do Parlamento. “A gente já tem falado aqui há muito tempo o que tá acontecendo no Porto Grande. Não é este ano, todos os anos a gente vem reclamando daquilo ali. Aquela população de mais de duas mil famílias, cinco comunidades, que vivem no desprezo e no descaso”, afirmou.
O vereador destacou que devido às más condições das ruas, os ônibus do transporte público deixaram de circular na região, prejudicando diretamente os moradores. “Já faz quatro dias sem transporte público, sem aula”, disse.
Marcelo Poeta também pediu a colaboração dos colegas parlamentares para que a região seja priorizada, reforçando a necessidade de união entre os vereadores para cobrar soluções efetivas do poder público, para que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores do Porto Grande. “A gente não pode permitir, nem aceitar isso de forma ordeira. A gente tem que se manifestar aqui, mais do que isso, nós temos que buscar métodos e ver de que forma vai poder ser resolvida essa situação”, disse.
Na manhã desta segunda-feira (10), moradores da localidade interditaram a Estrada do Porto Grande em protesto por melhorias na infraestrutura. O vereador relatou que esteve no local e constatou pessoalmente a gravidade do problema. “Ontem, eu estive lá no Porto Grande. São lagoas intermináveis, são buracos, são crateras e a gente precisa fazer alguma coisa”, afirmou, enfatizando a urgência de intervenções.
O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), também se pronunciou sobre a situação do Porto Grande. Durante a sessão, o parlamentar apresentou imagens das vias do bairro, mostrando buracos e trechos alagados que dificultam o tráfego de veículos e pedestres.
Jhonatan destacou que a precariedade das estradas e ruas tem impactado serviços essenciais, como saúde e educação. “Nessa região, nem o posto de saúde funciona porque a ambulância não chega. As duas escolas do bairro do Porto Grande, a UEB Josefina Serrão e a UEB São Benedito, estão sem aulas há dias porque as crianças não conseguem chegar na escola. Os professores não conseguem chegar na escola para dar aulas para essas crianças”, afirmou.
O parlamentar fez um apelo conjunto ao Estado e à Prefeitura para que tomem providências imediatas. “Conclamamos o Estado, a Prefeitura para que alguém faça alguma coisa por esta comunidade, pela população de Porto Grande”, concluiu.