Poeta substitui Paulo Victor, que assumirá o cargo de secretário estadual de Cultura
Nesta quarta-feira, 06, Marcelo Poeta (PCdoB) foi empossado como vereador na Câmara Municipal de São Luís. Ele ocupa a vaga de Paulo Victor (PCdoB), que solicitou licença para assumir a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).
O evento de posse, que ocorreu no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi presidido pelo vereador Gutemberg Araújo (PSC). Estiveram presentes os vereadores Umbelino Júnior (PRTB), Aldir Júnior (PL), Chaguinhas (Podemos), Antonio Garcez (PTC), Chico Carvalho (PSL), Edson Gaguinho (DEM), Andrey Monteiro (Republicanos), Thyago Freitas (DC), Daniel Oliveira (PL), Octávio Soeiro (Podemos) e Raimundo Penha (PDT). O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) também participou do evento.
Em seu discurso, Poeta ressaltou seu compromisso com a população de São Luís: “Vou fazer tudo que for possível para honrar minha atuação aqui. Agradeço muito a todas as pessoas que votaram em mim e me deram a possibilidade de estar assumindo essa vaga hoje. Pretendo dar tudo de mim e fazer com que São Luís se orgulhe de ter o vereador Marcelo Poeta durante esses 8 meses”, disse.
Atuação política
Filho do ex-vereador Chico Poeta, falecido em 2021, Marcelo Poeta iniciou cedo sua vida política. Candidatou-se pela primeira vez em 2008 pelo PHS. Em 2012, não conseguiu êxito em uma nova candidatura pelo PRTB.
Em 2013, filiou-se ao PC do B, concorreu ao cargo de vereador de São Luís nas eleições de 2016 e foi eleito. Já nas eleições de 2020, Marcelo ficou como primeiro suplente, tendo obtido 5.195 votos.
Retorno do titular
Investido no cargo de secretário de Estado, Paulo Victor não perde o mandato de vereador. O retorno do parlamentar à Câmara está previsto para 31 de dezembro deste ano, mediante o desligamento da pasta.
Paulo Victor foi eleito, no último dia 04, presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2023/24. O mandato dele e dos novos dirigentes da Mesa Executiva terá início no dia 1º de janeiro de 2023.