A ideia é que esta barreira de contenção seja feita de garrafas PET.
Texto: Sandra Viana
Para atenuar odores e conter resíduos nas águas, o vereador Marcelo Poeta (PCdoB) apresentou, na Câmara Municipal de São Luís, proposta sugerindo a construção de uma barreira de contenção ecológica ao longo do Rio Anil. A ideia é que esta barreira de contenção seja feita de garrafas PET. A proposta também tem viés na preservação ambiental, considerando que este material, por vezes, é descartado irregularmente no meio ambiente e, pelo projeto, será reutilizado.
“Essa proposta consideramos caráter emergencial. O objetivo é conter a poluição pelos resíduos dispensados nas águas do Rio Anil e também, somarmos com a preservação do meio ambiente. Essa barreira ecológica de garrafas PET vai possibilitar a reutilização destes itens. Sabemos que as garrafas PET são descartadas em vários pontos, inclusive, nos rios, de forma irregular. Essa proposição traz uma contribuição dupla: ao meio ambiente e à sociedade”, frisou o vereador Marcelo Poeta.
Barreira de garrafas PET são, e geral, uma rede constituída de garrafas de plástico e conectadas por vários cabos. A estrutura impede que resíduos sólidos cheguem ao leito e resultem em diversos agravantes, como água parada e, consequentemente, o aparecimento do mosquito da dengue e outros prejuízos ao meio ambiente. “Essa eco barreira vai, inclusive, impactar positivamente na saúde”, reiterou o parlamentar.
A proposta tramita na casa legislativa e foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).