O parlamentar cobrou um posicionamento das autoridades competentes para a resolução do problema
Texto: Leandro Ferreira
Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 13, o vereador Marcial Lima (Podemos) alertou sobre a falta de remédios na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME).
A FEME é uma farmácia de dispensação de medicamentos especializados para tratamento de doenças cujo os remédios são de alto custo ou que devem ser tomados por toda a vida de forma contínua. Ela é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Nunca na história desta capital faltou tanto remédio para quem faz acompanhamento médico e tratamento contínuo. É impressionante como as pessoas estão sofrendo, é crítica a situação”, declarou Marcial Lima.
O parlamentar recomendou que a Câmara de São Luís se manifeste por meio de uma indicação coletiva cobrando uma solução dos governos Federal e do Estado e da bancada de deputados maranhenses no Congresso Nacional.
“Já que estão dizendo que a culpa é de Brasília (Governo Federal) tem que aparecer um deputado federal do Maranhão que tenha coragem de dizer, publicamente na tribuna da Câmara Federal, que falta medicamento no Maranhão para as pessoas que fazem tratamento, inclusive contra o câncer. Se a capital do estado vive isso, imagina as cidades do interior do Maranhão como a situação deve estar. É importante uma indicação coletiva para o Governo do Estado para recomendar que o secretário de saúde se pronuncie publicamente e acabe com as notinhas. Quem tem problemas de saúde não pode esperar”, ressaltou.
Falecimento
Marcial Lima também lamentou o falecimento do repórter cinematográfico Juarez Lisboa, conhecido popularmente como “He-Man”. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira (12), aos 54 anos.
“Infelizmente nós perdemos um dos grandes profissionais da comunicação de São Luís e do Estado. Ele trabalhou em praticamente todos os veículos de comunicação da capital. Ele tratava o papel do repórter cinematográfico com muita responsabilidade”, concluiu.