Maternidade Maria do Amparo funcionava no bairro Anil e realizou mais de 100 mil partos
O vereador Marcial Lima (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (7), para tratar sobre a Maternidade Maria do Amparo e solicitar que sejam feitos esforços para sua reabertura. Ele pontuou sobre o momento em que se aproxima do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado amanhã, 8, reforçando o simbolismo na reativação das atividades e atendimentos na unidade hospitalar. A Maternidade Maria do Amparo funcionava no bairro Anil, tem 38 anos de construída e durante seu funcionamento, realizou mais de 100 mil partos.
“Esta maternidade é muito importante para as mulheres de São Luís, principalmente, quem reside na região do Anil e adjacências. Todos nós vereadores chegamos a destinar recursos para esta unidade hospitalar. Visitamos o prédio, que é o que existe hoje. Tudo que havia no local, mobiliário, equipamentos, tudo foi vendido para quitar pagamentos de funcionários que ali trabalhavam. Há uma geração de pessoas que nasceram ali. E falar no Dia Internacional da Mulher e vermos essa maternidade fechada, nos causa tristeza”, pontuou o vereador Marcial Lima.
O parlamentar chamou atenção dos colegas de parlamento para que se unam e destinem recursos à maternidade, para que ela seja reaberta. Lima também solicitou que a unidade hospitalar volte a conceder o ‘kit maternidade’, que garante apoio financeiro aos médicos da instituição.
Saúde e infraestrutura
Ainda na tribuna da Câmara, Marcial Lima pontuou sobre o Fundo Municipal do Câncer e disse que “este fundo terá meu apoio e o apoio de todos nós vereadores, pois é uma proposta que serve de referência e já deveria ter sido adotado, há muito tempo, em São Luís”. A proposta de criação desta ferramenta é de autoria do vereador Ribeiro Neto (PTB).
Concluindo sua participação na sessão, Marcial Lima tratou sobre a necessidade de ampliar as equipes que atuam nas ações de recuperação das vias nos bairros da capital. O vereador citou algumas ruas e lembrou o período chuvoso, que dificulta estes trabalhos e, em algumas situações, põe a perder as ações de recuperação.