Em sessão extraordinária ocorrida na manhã desta segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores de São Luís, o líder do governo, vereador Marcial Lima (Podemos), pediu o apoio dos seus pares na aprovação dos projetos de leis do Poder Executivo, que dispõem sobre a criação, transformação e extinção de órgãos do governo municipal.
Dentre os projetos, constam a criação da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência; da Secretaria de Articulação Política e a criação de Subprefeitura na Zona Rural da capital maranhense. Após a manifestação dos vereadores, as matérias foram aprovadas e seguem agora para a sanção do prefeito Eduardo Braide.
Em relação à Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência, Marcial Lima afirmou que Eduardo Braide dá um passo importante, em prol das pessoas com deficiência. Também disse que é necessário lutar pela acessibilidade e pelos direitos das pessoas com deficiência.
“Conheço muitos integrantes do movimento, que, hoje, estão trazendo para a Câmara exatamente o que o fórum quer no futuro. Precisamos discutir, nesta Casa, acima de tudo, saídas importantes, para que a prefeitura possa, na sua organização funcional, atender à demanda do desenvolvimento de quem está chegando para trabalhar por São Luís, com o apoio da Casa Legislativa. Eu acho que o prefeito Braide mostra uma responsabilidade muito grande com a população da nossa capital. Por isso, eu peço o apoio dos meus amigos vereadores, para que votem favorável a esse projeto de lei”, argumentou o vereador Marcial Lima.
Ele defendeu ainda que, em um futuro bem próximo, a pasta possa ser transformada em secretaria geral do município, com orçamento próprio. “O que pode acontecer num período próximo, é que o prefeito, com o reconhecimento dessa secretaria, faça o remanejamento de recursos para que a pasta possa funcionar com mais amplitude”, defendeu.
Articulação Política
Em relação à criação da Secretaria Municipal de Articulação Política, Marcial Lima argumentou que é necessário a capital ter uma agência de desenvolvimento, para que “possa ter um elo de aproximação da classe produtiva com o poder público. Prefeituras do Brasil inteiro já tem, aqui não, tá sendo criada hoje”, disse.
Subprefeitura
Segundo o vereador, quem faz política na Zona Rural sabe da importância de aproximar a prefeitura e a Câmara, da Zona Rural. “Esse subprefeito terá um papel fundamental. São duas áreas gigantescas, Zona Rural I e Zona Rural II, que, em breve, terão representatividade da Prefeitura de São Luís. Por isso, é fundamental que aprovemos esses projetos e tratemos, acima de tudo, do futuro”, finalizou Marcial Lima.