Parlamentar fez convite para evento em homenagem a João do Vale, na noite desta quarta-feira no Bar do Léo, no Vinhais.
Texto: Leandro Ferreira
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 11, o vereador Marcial Lima (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, durante o pequeno expediente, para fazer referências ao compositor e músico maranhense João do Vale.
“Hoje se ele estivesse entre nós estaria completando 89 anos de idade. João do Vale foi escolhido em 2000, por meio de uma eleição feita pela emissora Globo, a referência do estado do Maranhão. Ele nasceu em Pedreiras em 11 de outubro de 1934. Todos os grandes artistas do Brasil cantam as obras de João do Vale. A Nara Leão cantou, Raimundo Fagner canta, Luís Gonzaga cantou, Zé Ramalho canta, Maria Bethânia, Alcione, todos os nossos amigos maranhenses cantam, então todo mundo canta João do Vale”, informou Marcial Lima.
O vereador ressaltou que integra o movimento nacional em defesa da autêntica Música Nordestina, que destaca e valoriza a cultura musical e os artistas do nordeste do país.
Na ocasião, Marcial Lima convidou os demais colegas vereadores e a comunidade em geral para participar de um evento em homenagem a João do Vale, na noite desta quarta-feira no Bar do Léo, no Vinhais.
“Estaremos homenageando o artista João do Vale e o Léo, que completa hoje 72 anos de vida. Inclusive eu convido a todos para conhecerem o acervo cultural que o Léo tem. Ele mantém um acervo espetacular. No ano que vem, no mês de janeiro, será apresentado o documentário em homenagem ao Bar do Léo. Eu sou preocupado em manter viva essa chama da cultura do Maranhão”, disse.
João do Vale compôs clássicos da música brasileira, como ‘Carcará’, que ganhou destaque nacional na voz de Maria Bethânia. Em São Luís, um teatro recebeu o nome de João do Vale, em sua homenagem. O teatro fica em frente ao prédio da Câmara Municipal de São Luís.
Religião
Em seu pronunciamento, o parlamentar informou ainda que participou da abertura do evento Projeto Neemias, da Assembleia de Deus, que tem programação até o próximo domingo. “Talvez um dos maiores eventos religiosos de São Luís hoje seja o Projeto Neemias da área da igreja do Tirirical. Ontem, 2500 pessoas estavam lá na abertura do evento. Então tinha muita gente, fiéis de todos os lados da capital participaram”, frisou.
Marcial Lima lembrou também que amanhã será comemorado em vários pontos da grande São Luís o Dia de Nossa Senhora Aparecida, com festejos em diversas paróquias.