Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara participaram de Audiência Pública na escola na segunda, 25.
Texto: Ascom
A visita à Unidade de Educação Básica (UEB) Professor Rubem Almeida, no bairro Coroadinho, foi tema de fala do vereador Marcial Lima (Podemos), durante sessão nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal de São Luís. Ele, que integra a Comissão de Educação da casa legislativa, destacou o resultado da vistoria, pontuando precariedades na estrutura física do prédio e solicitando medidas de urgência da gestão municipal. A situação precária da escola tem dificultado o trabalho de professores e gestores, e impossibilitado o aprendizado dos alunos, apontou Marcial Lima.
Marcial Lima criticou a atual estrutura da unidade, que está com teto escorado, sob risco de desabamento e não há climatização no prédio. Ele lembrou ato do prefeito Eduardo Braide, dia 29 de julho, quando foi entregue a UEB Rubem Almeida reformada, mas que, em sua avaliação, foi um trabalho deficiente. O vereador destacou que, “nem todas as unidades escolares pela prefeitura apresentam qualidade do serviço, a exemplo desta escola que visitamos e constatamos que o serviço não foi bem feito”.
O vereador enfatizou a importância em resolver estes problemas, destacando a instalação de sistema de climatização. “A escola precisa ser climatizada. Ventilador não resolve. E, complementando, é necessário que seja feita a reforma do teto e solucionada demais questões infraestruturais no prédio, que estão inviabilizando o pleno funcionamento das atividades”, ressaltou Marcial Lima.
Por conta dos problemas, professores e gestores da escola realizaram manifestação e suspenderam as atividades, retomadas nesta terça-feira. “Porém, a situação precisa ser resolvida, de fato, pois, servidores e estudantes correm risco e o aprendizado destas crianças e jovens está comprometido”, apontou Marcial Lima. A visita dos parlamentares da Comissão de Educação da Câmara foi realizada na última quarta, 20. Na última segunda, 25, foi realizada Audiência Pública na UEB.
A Comissão de Educação da Câmara atua no monitoramento da rede municipal de educação e promove reuniões e encontros para discutir estratégias para qualificar o ensino público do município. Os temas tratam de melhorias na educação pública municipal, medidas que garantam mais condições de ensino e melhor estrutura das escolas. Os parlamentares também participam das discussões de projetos no setor. Os debates contam com presença de representantes de instituições educacionais e da sociedade civil organizada.