Marcial Lima homenageia os 3 últimos
maranhenses que lutaram na 2ª Guerra
O vereador Marcial Lima (PEN) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís projeto de decreto legislativo que concede título de cidadania aos tenentes do Exército Simão Pereira, Benedito Bernardo Nascimento e Anselmo Alves. Os três compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, que ajudou os Aliados a eliminarem o Nazismo.
Simão Pereira nasceu na cidade de Cururupu, enquanto Benedito Bernardo é natural do povoado Tubarão, no município de Alcântara e Anselmo Alves nasceu na cidade de Viana. Eles completam 96 anos de idade este ano.
“É uma homenagem mais do que justa. São três heróis nacionais, que com garra e coragem defenderam o Brasil e o mundo contra a sanha nazista implantada pelo ditador Adolf Hitler que tentava, com seu tresloucado gesto, o domínio total da humanidade”, afirma o vereador.
Diz ainda Marcial Lima, que os ex-combatentes merecem todas as honrarias, não só dos ludovicenses, dos maranhenses e dos brasileiros, mas de todos os povos, porque estiveram num conflito mundial e compareceram ao teatro de operações de guerra na Itália, onde deixaram o registro da coragem.
“Emociona muito poder prestar essa significativa homenagem a estes bravos homens. O então 24º Batalhão de Caçadores, atual 24º Batalhão de Infantaria Leve, enviou para os campos de batalha na Itália, um contingente de 145 militares, entre oficiais e praças. Deste total, somente estes três estão vivo para o relato dessa sangrenta a cruel batalha”, destacou Marcial Lima.
Texto: Djalma Rodrigues