O vereador Marcial Lima (PRTB) encabeçou uma visita técnica, nesta quinta-feira (22), para avaliar as condições do Centro de Atenção Integral a Pessoa Idosa (CAISI), localizado no Sítio Leal, Filipinho.
O parlamentar foi acompanhado por membros do Conselho Estadual do Idoso, Conselho dos Usuários do CAISI, Promotoria do Idoso do Ministério Público, moradores da localidade, além do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Estevão Aragão (PSDB), e representantes do gabinete do vereador Raimundo Penha (PDT).
O CAISI tem 20 mil idosos cadastrados e realiza 13 mil atendimentos por mês. O projeto inicial, idealizado há 12 anos, previa que 7 unidades desse modelo fossem construídas em São Luís, mas apenas a do Filipinho foi finalizada e atente toda a Região Metropolitana.
Foi constatado na visita que o atendimento feito pelos profissionais que trabalham no local é bom, mas a estrutura do prédio não é das melhores. Os idosos reclamam que falta até água para beber, eles levam de casa.
Segundo o Marcial Lima, faltam alguns especialistas permanentes no local. “O centro não tem ortopedista, reumatologistas e cardiologistas. Um Centro que trabalha com idoso não pode deixar de ter pessoas que trabalham nessas áreas. O local é bom para se explorar, mas a ausência do poder público diminue com as condições do lugar em todos os segmentos. Existe uma quantidade grande de reclamação”, declarou.
Para o promotor do idoso, Augusto Cutrim, apenas a visita não basta. “O que constatamos aqui em relação à estrutura do prédio já era conhecido, inclusive tentamos dialogo com o poder público municipal. Essa situação é grave que merece uma intervenção total. Queremos pelo menos a verba oferecida por meio de uma emenda do vereador Raimundo Penha para investir aqui e tentar melhorar as condições para os idosos” conta.
De acordo com o promotor Esdras Soares, a situação precisa melhorar para ter condições de proporcionar um atendimento digno. “Aqui é um área muito boa, mas que está ociosa e precisa de insumos básico como portas, pintura e mais bebedouros. O centro recebe gente de toda Região Metropolitana e é necessário melhorar a estrutura para que o local funcione como deve, atendendo o idoso com qualidade”, frisou.
Marcial Lima propôs por meio de um requerimento que seja realizada uma audiência pública para debater a situação do CAISI na Câmara Municipal. O pedido foi colocado em votação e aprovado. Falta marca a data para a realização da audiência.