O vereador destacou que os moradores da zona rural da cidade têm dificuldade de se deslocarem aos arraiais do centro da cidade
O vereador Marcial Lima (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta quarta-feira (1º), para tratar sobre a descentralização do São João na capital. Segundo ele, outras áreas devem ser incluídas, com a mesma estrutura dos arraiais oficiais.
Marcial Lima destacou a importância dos festejos juninos em todo o estado, pontuando ser totalmente a favor das comemorações por seu simbolismo, referência à cultura e meio de reforço à economia local.
“O São João não é apenas uma festa. Ele movimenta uma cadeia na economia do nosso Estado e da nossa capital. São vários segmentos envolvidos. Temos que pesar no cidadão que vende o espetinho, no dono de hotel, na costureira, bordadeira, segmento do transporte e outros. Esta é a maior festa popular do Brasil. Não tenho dúvidas”, enfatizou o parlamentar.
Ele ressaltou a magnitude da festa em São Luís e a necessidade de expandir mais a programação. O parlamentar disse que levará a sugestão ao secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, para que seja avaliada.
“Nossa cidade é muito grande. É preciso descentralizar o São João. Bairros como Estiva e Maracanã devem ter arraiais. Nem todo mundo que mora na zona rural tem condição de frequentar os arraiais da área central da cidade. É preciso fazer arraiais com estrutura boas e atrações na zona rural também”, frisou.
Hospital da Criança
Marcial Lima também falou sobre o Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha. Segundo o parlamentar, a estrutura e atendimento da unidade de saúde devem ser discutidos por todos e melhorados. “A situação é triste e lamentável. Precisamos debater este assunto. O hospital foi tema de reportagem nacional e é preciso que se discuta o tema”, enfatizou.