A esclerose múltipla é uma doença incapacitante e silenciosa que merece a atenção do poder público e da sociedade civil
Texto: Leonardo Ferreira
Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 150/24, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). A proposta, de autoria do vereador Marcos Castro (PSD), tem como objetivo promover ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população, visando difundir o conhecimento sobre a doença.
A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central, causando muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. A doença pode não apresentar sintomas evidentes em seus estágios iniciais, no entanto, em estágios mais avançados, os sintomas são graves e incapacitantes.
O projeto apresentado pelo parlamentar também pretende contribuir para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, medidas que podem ampliar a perspectiva de vida das pessoas com Esclerose Múltipla. “Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença a longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis”, justificou o vereador.
O Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla deve ser celebrado anualmente no dia 30 de agosto. A proposição prevê a realização de atividades educativas, como palestras, debates e workshops, nas escolas, unidades de saúde e demais espaços de interesse público. Além disso, o projeto propõe a divulgação de informações por meio de cartazes, cartilhas e outros meios informativos.
A expectativa é que o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla possa mobilizar cada vez mais pessoas em torno dessa causa tão relevante. O projeto de lei foi lido em plenário e encaminhado para a Comissão de Justiça da Casa Legislativa na sessão do dia 22 de outubro.