O vereador Marlon Botão (PSB), é um dos apoiadores do movimento dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, pela aprovação do Projeto de Lei nº 2564, que institui o piso salarial nacional da categoria, que está tramitando no Senado Federal.
No ato que ocorreu em São Luís, na manhã de ontem, 12, o vereador reiterou o seu compromisso nessa luta e afirmou que tem articulado pelas demandas da enfermagem junto à classe política. Disse que esteve em Brasília e conversou com alguns senadores em defesa do piso salarial e outros benefícios para a categoria.
“Já estive em Brasília, diálogando com os senadores a respeito do piso salarial da classe da enfermagem, bem como a carga horária de 30h semanais, uma demanda histórica dessas trabalhadoras e desses trabalhadores. Na ocasião, relatei a situação da nossa capital, das cargas de trabalho exaustivas que os nossos profissionais têm que enfrentar, das condições, muitas vezes precárias a que são expostos, muitas vezes tendo que se dividir em dois ou três empregos para conseguirem viver com dignidade”, disse Marlon Botão.
Guerreiros
O parlamentar ressaltou a importância desses profissionais da saúde, ainda mais evidente neste momento de pandemia. “Passamos por um momento bastante difícil, desafiador, com a pandemia da Covid-19. E os profissionais da enfermagem se mostraram, mais uma vez, verdadeiros guerreiros e guerreiras. Sempre na linha de frente, de sol a sol, cuidando da saúde das nossas famílias. Sem esses profissionais, a situação seria ainda pior, não tenho dúvida disso. Não é nada mais do que nosso dever garantir condições dignas de trabalho e uma remuneração justa a todos eles”, acentuou o parlamentar.
Luta fortalecida
No ato da manhã desta quarta-feira, profissionais da saúde agradeceram o
apoio do vereador. “Mesmo sendo o vereador mais jovem de São Luís, ele demonstrou grande interesse em ajudar a nossa causa; esteve sempre à disposição, e o mais importante, foi além do discurso fácil. Vimos que ele realmente correu atrás de soluções, sempre em contato conosco. Então, tê-lo como parceiro nessa luta com certeza alegra a nossa categoria, fortalece a nossa luta”, afirmou a enfermeira Paula Martins.
O vereador Marlon Botão Filho não pôde participar presencialmente do ato, por problemas de saúde, mas foi representado pelo seu pai, liderança política e ex-secretário de cultura de São Luís, Marlon Botão. “Não poderíamos faltar a esse importante ato democrático dessas trabalhadoras e trabalhadores, dessa luta de classe, que, em suma, representa tudo o que o vereador Marlon Botão acredita. A sua atuação na Câmara, desde o primeiro dia, tem sido neste sentido de lutar contra as desigualdades sociais. Participar deste ato nos deixa muito felizes”, afirmou o pai do vereador Marlon Botão.
Articulação continua
Marlon Botão disse, ainda, que mantém as articulações pela aprovação do piso salarial da enfermagem. “Nosso trabalho continua. Sigo em conversas com a classe política, pretendo viajar a Brasília novamente levando as demandas dos nossos profissionais de saúde, e continuar propondo e fazendo o que for possível para ajudá-los a conquistar essa vitória. São profissionais essenciais, merecem respeito e, acima de tudo, valorização”, finalizou.