Foi firmada cooperação técnica entre a Vale e Caema, para elaboração de um plano de saneamento básico da região, que, segundo deliberado, estará concluído até agosto.
O vereador Marlon Botão (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-feira (10), para tratar sobre audiência pública realizada no bairro Gapara, àrea Itaqui-Bacanga, no dia 31 de março. O momento reuniu comunidade, agentes públicos e empresas para debater questões relativas ao abastecimento de água na região, ouvir demandas e buscar soluções. Participaram, entre outros, a vereadora Karla Sarney, representantes da empresa Vale e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
“Foi um sucesso nossa audiência pública e acho relevante prestarmos conta dos resultados à população e Câmara. Contamos com importantes apoios e ficamos muito felizes em saber que temos estas parcerias. Sobretudo, devemos sempre ouvir a comunidade, as entidades envolvidas para saber de suas demandas e solucionar. A água potável, de qualidade é um direito de todos e devemos nos empenhar para garantir às comunidades este direito”, avaliou o vereador Marlon Botão.
Alguns encaminhamentos resultaram da audiência. Foi firmada cooperação técnica entre a Vale e Caema, para elaboração de um plano de saneamento básico da região, que, segundo deliberado, estará concluído até agosto. Marlon Botão solicitou perfuração de poços na comunidade e construção de novos reservatórios de água.
“Naquela região, vários poços foram perfurados de forma irregular e não recebem manutenção. Com isso, as reservas estão cada vez mais escassas e há a necessidade da perfuração de novos poços que venham garantir melhor qualidade da água. Sabemos também que, há comunidades que ficam sem água por até seis meses. Isso precisa ser solucionado”, frisou Marlon Botão.
À prefeitura, o parlamentar solicitou melhorias no serviço de coleta de lixo na região. “É inadmissível que, nos dias atuais, as comunidades ainda precisem queimar o lixo. Por isso, cobramos que esse serviço possa ser ampliado, pois, isso interfere na qualidade da água e do solo”, ressaltou.
O vereador pontuou um outro problema, quanto a presença de ferro na água que serve a região, segundo ele, em alto teor e solicitou à Caema que providencie estudo de viabilidade sobre a salinidade da água. “Foi identificado uma grande presença de ferro na água daquela região, que impacta negativamente na saúde das pessoas. Precisamos interferir e a Câmara Municipal de São Luís, todos os meus colegas vereadores, deram seu apoio ao aceitar nossa audiência. Agradeço a todos”, ressaltou Marlon Botão.
Até que as questões sejam solucionadas, Botão fez pedido à Caema para disponibilizar carros-pipa e assim, garantir água potável aos moradores da região.