Além do reajuste, parlamentar falou sobre outras reivindicações da categoria.
Texto: Acsa Serafim
Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), o vereador Marlon Botão subiu à tribuna para tratar sobre a necessidade de valorização dos agentes de limpeza pública de São Luís.
Ao iniciar o discurso, o parlamentar pontuou que, há cinco meses, a empresa SLEA, responsável pela limpeza na capital, não chega a uma convenção trabalhista junto ao sindicato da categoria para que os agentes tenham um reajuste salarial no valor solicitado pela categoria, de 15%.
“Isso é muito grave, pois estamos falando de profissionais que, todos os dias, dia ou noite, estão nas ruas cuidando da nossa cidade e merecem valorização. A SLEA precisa repassar ao Executivo Municipal um estudo técnico e analítico para garantir esse reajuste”, destacou Botão.
O vereador também salientou que o ticket alimentação dos profissionais precisa ser pago antes ou junto ao pagamento do salário.
“Além disso, temos 1400 agentes de limpeza, dos quais 200 são roçadores, que são aqueles que fazem a capina da cidade. Quando eles usam aquela máquina, estão em contato direto com combustível. Por isso, o sindicato está pedindo adicional de insalubridade. Isso é importante, de direitos humanos”, disse.
Marlon Botão também frisou que os agentes precisam receber o ticket alimentação integralmente, mesmo em período de férias.
“Todas essas reivindicações não têm nada fora da curva, e, pelo contrário, representam as alternativas para que esses agentes tenham uma vida mais digna”, concluiu.