O vereador destacou que o reajuste de 15% nos salários e no ticket alimentação, bem como a redução da carga de trabalho, são pleitos legítimos
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Marlon Botão (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís para fazer uma defesa das condições de trabalho e melhoria salarial dos agentes de limpeza da capital maranhense, que se encontram em greve. “A nossa cidade é uma ilha, que precisa ter equilíbrio ambiental e social, mas a categoria que garante esse equilíbrio é a dos agentes de limpeza”, falou o parlamentar na sessão ordinária desta terça-feira (25), destacando que a categoria precisa ser vista com prioridade.
Segundo Marlon Botão, a categoria dos agentes de limpeza tem ciência que conta com o seu apoio desde o início de sua atuação como vereador. “Quando cheguei a esta Casa, estávamos em um período pandêmico e na oportunidade cobrei do Executivo Municipal que a categoria fosse prioridade na vacinação. Desde o início luto pela valorização salarial desses agentes públicos, afinal, são eles os responsáveis por cuidar dos ambientes públicos da nossa cidade, com a coleta de lixo, poda das árvores e limpeza das galerias”, pontuou.
O vereador acrescentou que a categoria tem tentado dialogar com a Prefeitura de São Luís por meio do sindicato, mas não é atendida. “A empresa tem se recusado a dialogar e o Executivo da mesma maneira, e isso gera insalubridade, desequilíbrio e desrespeito”, frisou Marlon Botão, lembrando que direito não é um ponto a ser conversado e, sim, cumprido.
“Esses pais e mães de família são iguais a qualquer um de nós. São trabalhadores que precisam ter segurança e saúde e, que muitas das vezes, não é o que acontece”, observou o parlamentar. Marlon Botão ressaltou que homenagear o agente de limpeza em datas comemorativas não é o bastante, e que valorizar o dia a dia da categoria é para quem tem compromisso social.
“E, de fato, eu digo a vocês: os direitos da categoria lhes estão sendo negados pelo Executivo Municipal e pelas empresas responsáveis pela limpeza”, falou o vereador, lembrando que o reajuste de 15% nos salários e no ticket alimentação e, a redução da carga de trabalho, são pleitos legítimos. “Os agentes de limpeza são responsáveis pela manutenção do ecossistema da cidade e pela saúde da população”, finalizou, pedindo que o Legislativo Municipal se una em favor da categoria.