Pela primeira vez, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será feita por meio de urnas eletrônicas em todo o país.
Texto: Leandro Ferreira
O vereador Marlon Botão (PSB) solicitou, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, a instalação de um local de votação no bairro da Estiva, para a eleição dos membros dos Conselhos Tutelares. O pedido foi direcionado à Prefeitura de São Luís e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“Eu peço a sensibilidade do CMDCA para que possa garantir urnas no bairro da Estiva. Todos nós sabemos que é no bairro da Estiva que começa a nossa cidade. As urnas naquela localidade englobam no mínimo oito bairros que ficam adjacentes. O processo democrático se inicia quando se dá direito e oportunidade de ampla votação”, disse o parlamentar.
Marlon Botão ressaltou que moradores de diversos bairros da zona rural votam na Estiva. “O povo do Jacamim vota no bairro da Estiva, o povo de Igaraú vota na Estiva e o povo do Inhaúma também vota lá. Fica aqui o nosso pedido de sensibilidade. Quero deixar registrado o nosso pedido e nos somar a outros vereadores que também lutam para esse processo ser o mais democrático possível”, frisou.
Eleições
As eleições para a escolha dos Conselheiros Tutelares ocorrem no dia 1º de outubro, em todo o território nacional. Os conselheiros são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. São escolhidos por votação popular a cada quatro anos.
Pela primeira vez, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será feita por meio de urnas eletrônicas em todo o país. A Resolução nº 23.719/2023, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, além do treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos e a prestação de suporte técnico ao voto informatizado.