Parlamentar pediu melhorias para região que, segundo ele, possui um dos maiores PIBs da cidade
Texto: Suellen Soares
O vereador Marlon Botão (PSB) concentrou seu discurso na manhã desta segunda-feira, 27, em alguns problemas que enfrenta a região do Itaqui-Bacanga, sobretudo, na dificuldade com o abastecimento de água que é crônico na localidade.
“Por onde a gente anda na área Itaqui-Bacanga é latente a falta de água. Um elemento tão básico e fundamental na vida de qualquer ser humano, garantido pela Constituição Federal e que, infelizmente, em muitos pontos daquela região é precário”, disse.
Botão citou ainda a expectativa de que o problema possa ser superado com a expansão do Projeto Italuís, que pode ocorrer com o Novo PAC, programa do Governo Federal de desenvolvimento e sustentabilidade que pretende investir R$ 1,7 milhões até 2026.
O parlamentar afirmou que esta é uma luta antiga dos 250 mil habitantes e que ele tem acompanhado de perto. Nesse sentido, Botão destacou audiência pública, de sua autoria, ocorrida em março deste ano, no Gapara. Nela reuniram-se várias entidades, incluindo a Vale, que se comprometeu com a realização de estudo de viabilidade e cooperação técnica de expansão do Italuís.
Trânsito e Saúde – Antes de finalizar, o vereador falou sobre outro problema que afeta os quase 70 bairros da região: mobilidade urbana. Ele defendeu um requerimento de sua autoria que solicita a criação de um viaduto em frente a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Por fim, pediu novamente pela reforma da UBS Pedrinhas 2, que não passa por intervenções há 20 anos.