Vereador subiu à tribuna na manhã desta quarta-feira, 26

Texto: Suellen Soares
O vereador Marlon Botão (PSB) fez um pronunciamento na manhã desta quarta-feira, 26, em defesa do meio ambiento. Botão manifestou, mais especificamente, preocupação com a questão climática na Ilha de São Luís.
Nesse sentido o parlamentar recordou o Protocolo Municipal – iniciativa do seu gabinete que visa o monitoramento da qualidade do ar na capital. Além das tratativas junto ao executivo em busca de informações sobre orçamento e políticas públicas.
Botão criticou o levantamento de dados que atualmente se limita ao Estado e às grandes empresas que atuam na cidade. “A Prefeitura de São Luís tem total condição financeira de implementar o seu próprio centro de monitoramento. Cada vez mais os nossos jovens e adultos estão morrendo em decorrência de doenças respiratórias”, alertou.
Ele finalizou reforçando a responsabilidade do parlamento de cobrar soluções como a aprovação do já mencionado Protocolo. E anunciou o requerimento solicitando o cumprimento do Código Municipal de Preservação Ambiental e de Monitoramento do Ar.
Outros temas – O vereador também pediu a aquiescência do plenário na aprovação do Requerimento nº 558/25, que trata da realização de audiência pública em alusão aos 40 anos da redemocratização do país. Na ocasião, o presidente José Sarney receberá homenagem. Marlon celebrou ainda o projeto de intervenção da área localizada atrás do IEMA Itaqui-Bacanga. A requalificação do espaço deve ocorrer em uma parceria entre a Vale e o poder público. O parlamentar frisou a importância da obra e se pôs à disposição do processo.