Pelo regimento interno da Câmara Municipal de São Luís, os vereadores devem realizar três sessões parlamentares por semana, de segunda a quarta-feira. Ocorre que, atualmente, com as sessões remotas, esse número caiu consideravelmente, sendo reduzido a apenas uma sessão semanal. Na avaliação do vereador Marlon Botão (PSB), o número baixo de sessões é um problema, porque impede que mais pautas e projetos sejam discutidos com agilidade na Câmara.
“A pandemia nos obrigou a instituir esse modelo de sessões remotas, o que tem sido feito com muita responsabilidade e competência por todos os vereadores. Mas eu entendo que o número de sessões por semana, mesmo de forma retoma, precisa ser o mesmo, não pode de forma alguma ser reduzido”, opinou Marlon Botão.
Segundo o parlamentar, o número de sessões por semana impacta diretamente no trabalho dos vereadores.
“Com menos sessões, pautas e proposições importantes acabam represadas, não entram em discussão, e isso, no meu modo de ver, tem impacto negativo na vida da população de São Luís. Fomos eleitos para legislar, propor, fiscalizar, aplacar as desigualdades sociais. Quanto mais sessões tivermos para debater essas pautas, melhor. E essa é uma demanda da população, que nos confiou esse espaço dentro do parlamento”, afirmou o vereador.
Marlon Botão ressaltou, ainda, o papel de destaque que a Câmara de São Luís, por meio dos 31 vereadores, tem exercido neste momento de enfrentamento à pandemia.
“A Câmara de São Luís tem sido ativa neste momento de enfrentamento à pandemia. Todos os 31 vereadores são atuantes, desde a Comissão de Recesso, ainda no início do ano, garantindo recursos para ajudar a prefeitura na aquisição de novas vacinas, discutindo estratégias para uma segura volta às aulas, criando projetos e requerimentos para aplacar as dificuldades que pesam sobre a população mais vulnerável”, disse. “Mas, acredito que sempre é possível fazer mais. E é isso que peço. Que possamos retomar as três sessões semanais, mesmo que de forma remota, para fazermos ainda mais por nossa cidade, sempre em diálogo com o prefeito Eduardo Braide e o governador Flávio Dino, que também desempenham um trabalho exemplar, e assim vencermos essas dificuldades”, finalizou.
A sugestão do vereador Marlon Botão, de retomar o ritmo de sessões, foi apresentada na sessão remota desta terça-feira (27) e será discutida pela mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís.