O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou na Câmara Municipal, nesta semana, o Projeto de Lei 352/2021, que obriga a prefeitura a disponibilizar pelo menos um profissional nutricionista em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir o tratamento e a prevenção das doenças relacionadas à segurança alimentar, especialmente para a população mais pobre, que normalmente não tem acesso a nenhum tratamento nutricional.
“O tratamento nutricional em São Luís, apesar de ser muito importante, ainda é restrito para uma pequena parcela da sociedade com mais condição”, disse o vereador.
“Mas todos estão sujeitos às consequências da má alimentação. Nos últimos anos, temos visto um aumento das doenças relacionadas à alimentação, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de câncer. Com esse projeto, queremos frear o número de casos levando atendimento nutricional para toda a população de São Luís”.
Saúde preventiva
Marlon Botão frisou que a iniciativa é mais uma das ações do seu mandato em busca do fortalecimento da saúde preventiva em São Luís.
“É preciso que a gente evolua enquanto sociedade e busque investir na saúde preventiva, a exemplo do que fazem todas as cidades mais desenvolvidas do país, disse. Em vez de lidarmos apenas com o problema, vamos buscar evitá-lo. Sabemos que com um acompanhamento especializado, e gratuito, muitas doenças poderão ser evitadas em São Luís”, enfatizou.