Durante o encontroos participantes apontaram problemas e soluções para o trânsito na MA-203, via essa que vem registrando uma grande quantidade de acidentes
Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 23, na Câmara de São Luís, uma audiência pública com o tema “Mobilidade Urbana da MA-203: desafios do trânsito metropolitano”. O evento, que foi realizado na Semana Nacional da Mobilidade Urbana, discutiu problemas no trânsito da cidade, em especial na MA-203, e soluções que serão implantadas nos próximos dez dias.
O propositor do evento, o vereador Daniel Oliveira (PL), classificou a obra da MA-203 como estruturante, pois integrará a grande São Luís com a instalação do BRT, ônibus de trânsito rápido. Por isso, defendeu a importância de estabelecer metas de curto e médio prazo que possam minimizar os atuais transtornos na via.
“Acredito que o papel da Câmara é tratar temas de relevância e prestar contas com a sociedade. Estamos aqui para que de fato a população saiba o que está acontecendo, chamando a autoridade competente para nos atualizar de toda a situação. Nosso intuito é sempre a construção!”, discursou.
Problemas da MA-203
O presidente da Associação dos Moradores do Araçagi, Ricardo Marques, falou de forma enfática sobre os transtornos e problemas estruturais apresentados pela requalificação da MA-203, entre eles: sujeira, engarrafamentos, atrasos na entrega da obra, falha na sinalização, falta de fiscalização e, principalmente, acidentes. “Sabemos que a obra trará um grande avanço, no entanto, antes de pensar na conclusão, é preciso pensar nas mudanças que precisam ser feitas”, declarou.
Em uma leitura técnica, Francisco Soares, do Observatório do trânsito no Maranhão,
apontou que, à luz do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a reponsabilidade pela via é da autoridade que a administra. O especialista defendeu a criação de uma via intuitiva.
“A única forma do governo se eximir desses problemas é demonstrar que mudou a geometria da via quando necessário, que investiu em educação no trânsito e aumentou o seu poder fiscalizatório. Cabe a ele tornar a via intuitiva, pois uma via problemática reforça a imprudência”, afirmou.
Soluções
Daniel Carvalho, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB-MA), encerrou a audiência pública apresentando as medidas que serão adotadas nos próximos dez dias, como intensificação da fiscalização, ações de educação no trânsito e medidas adicionais de segurança como reforço da sinalização vertical e horizontal.
“Já iniciamos na semana passada, em parceria com a BPRV, uma ação de intensificação das vias, com caráter, primeiramente, educativo. Realizaremos também na semana que vem um evento com a mesmo finalidade. É preciso educar a população para utilizar a via”, encerrou.
Ainda segundo o presidente, na próxima semana terá início o processo licitatório para instalação de sistema de vídeo monitoramento que permitirá a aplicação de multas para motoristas imprudentes.
Participantes
Participaram ainda da audiência os vereadores Marquinhos (DEM), Paulo Victor (PCdoB), Álvaro Pires (PMN) e Coletivo Nós (PT), representado por Jhonatan Soares; Aldiran Guerreiro (PDT), vereador do município de São José de Ribamar; Elis Gomes, vice-presidente da comissão de transito, transporte e mobilidade urbana, da OAB; Paulo Silva, presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Urbano e Semiurbano do Estado do Maranhão; e Francisco de Chagas, presidente da Associação de Moradores do Brisa do Mar.