Parlamentar do PDT ressaltou que a falta de energia gera um problema ainda mais grave, que é a falta de água.
O vereador Nato Júnior (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, para chamar a atenção para a atual situação do bairro Coroadinho que está sofrendo com as faltas constantes de energia.
O parlamentar iniciou o seu discurso denunciando a má qualidade dos serviços prestados pela Equatorial Energia no Coroadinho. “Mais uma vez quero denunciar os desserviços que a Equatorial vem fazendo para o polo Coroadinho. Os moradores já esperam chegar nos horários de 4 da tarde e 8 da noite para ter queda de energia. A Equatorial é um verdadeiro leão na hora de cortar o fornecimento de energia para uma unidade consumidora que está com a conta atrasada, mas é um verdadeiro gatinho na hora de resolver os seus problemas”, disse.
Nato enfatizou que quem mais sofre com essa situação é o trabalhador, que muitas vezes perde os seus aparelhos eletrônicos por conta das quedas diárias de energia. “Já está chegando ao ponto de que nesses horários os moradores estão removendo seus aparelhos da tomada com medo de queimar e quebrar”, disse.
O vereador ressaltou que a falta de energia gera um problema ainda mais grave, que é a falta de água. “Todos os poços da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), quando tem essas quedas de energia, sofrem com problemas e, consequentemente, a população fica sem o abastecimento de água. Em pleno ano de 2022 os moradores estão tendo que carregar água em latas e carrinhos de mão. Isso é inadmissível. Isso acontecia no sertão, agora em uma capital como São Luís é complicado demais”.
O vereador Marcial Lima (Podemos) pediu um aparte e também teceu críticas a Equatorial Energia. Ele disse que São Luís e as cidades do interior do Maranhão são os locais onde ocorrem mais oscilações de energia entre todos os estados do nordeste.
“Esse problema não é só do Coroadinho. Isso acontece praticamente em toda a ilha e é algo realmente grave. Infelizmente essa falta e oscilação de energia deixa ruas, comunidades e bairros inteiros sem luz”, disse Marcial.
Também em aparte, o vereador Marlon Botão (PSB) destacou que desde o ano passado vem pautando a falta de respeito na prestação de serviço da Equatorial. “Eu acredito que esta Casa Legislativa deveria tomar a iniciativa para que fosse resolvida esta e outras questões relacionadas ao fornecimento de energia. É necessário que exista uma melhora na prestação do serviço”, concluiu.