Ele pontuou que a população deve ser informada dos encaminhamentos.
O vereador Nato Júnior se posicionou, em sessão da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta-feira (26), para tratar sobre o andamento das obras do Hospital da Criança. Ele citou falta de entendimento no termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado para continuidade dos serviços. Ele pontuou ainda, que a população deve ser informada dos encaminhamentos.
“Há ofício do Governo do Estado registrando visita técnica e orientação de deslocamento dos pacientes do Hospital da Criança para o Hospital Genésio Rêgo. Portanto, se houve essa visita, a Secretaria Municipal de Saúde tinha interesse neste remanejamento, para que a gestão estadual pudesse dar continuidade à obra. Houve uma ordem para desfazer esse acordo e a obra está parada”, pontuou o vereador Nato Júnior.
Nato Júnior tornou público o ofício aos parlamentares. “Isso comprova que o Governo do Estado quis fazer essa parceria com a Prefeitura de São Luís, mas, por questões políticas, não foi concretizado e quem está sendo prejudicada é a população”, ressaltou o parlamentar.
Para as obras, a Prefeitura de São Luís anunciou investimentos de R$ 10 milhões para melhoria na infraestrutura, ampliação do Centro Cirúrgico, com quatro salas de cirurgias e cinco leitos de recuperação pós-anestésico. O projeto prevê ainda, mais 105 leitos, sendo 85 leitos de enfermaria, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os serviços de imagem contarão com exames, como tomografia e ultrassonografia.
A estrutura, quando concluída, permitirá a realização de cirurgias de urgência e emergência, por exemplo, reduzindo o tempo de espera e não será mais preciso transferir para outra unidade. O paciente poderá fazer todos os procedimentos no próprio hospital, além da oferta de serviços de imagens com exames de tomografia e ultrassonografia.