Projeto de lei de autoria do vereador altera nomenclatura da Rua São Jorge, no Coroadinho, para Rua Mestre Felipe
Um projeto de lei do vereador Nato Júnior (PDT) propõe a alteração do nome da Rua São Jorge, localizada na Vila Conceição, bairro Coroadinho, para Rua Mestre Felipe.
A modificação tem o objetivo de homenagear Felipe Neres Figueiredo, popularmente conhecido como Mestre Felipe, por ter sido morador dessa rua por mais de 30 anos, fazendo de sua residência a sede do Tambor de Crioula “União de São Benedito”.
Nato Júnior falou sobre a contribuição de Mestre Felipe para a cultura popular: “Mestre Felipe tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular brasileira, e, quando o Tambor de Crioula foi alçado à condição de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, em 2007, ele foi convidado pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, a deixar registrada sua mão em uma placa, honraria que compõe o acervo da Casa do Tambor de Crioula. Aquele momento único era um reconhecimento à importância do Mestre Felipe como um dos guardiões da Cultura Popular Brasileira”, relatou o parlamentar.
Segundo o vereador, a ideia de alterar o nome da Rua São Jorge partiu da população residente no local. “A homenagem que a comunidade da Vila Conceição pretende fazer-lhe, em especial os moradores da Rua São Jorge, tem um significado especial, assim como uma forma de retribuição a esse grande homem que residiu, honrou e dignificou a referida rua e bairro”, destacou Nato Júnior.