O vereador Nato Júnior (PP), encaminhou um ofício ao prefeito da capital, Edivaldo de Holanda Júnior, solicitando a implantação de lixeiras subterrâneas em São Luís.
Segundo o progressista, com a solicitação atendida, deve melhorar as condições de descarte de lixo. “Não tenho dúvidas de que se for implantado em São Luís, vai melhorar muito no descarte de lixo. Espero que o executivo municipal possa atender esse pedido”, disse.
COMO FUNCIONA
Os usuários do sistema de coleta de lixo depositam seu lixo em entradas de resíduos, localizadas ao redor da área de atuação escolhida. Pontos de recolha são colocados ao ar livre acessíveis 24h por dia. Há uma entrada de resíduos para cada tipo de lixo (que normalmente será dividido em resíduos mistos, resíduos orgânicos e resíduos de papel). O refugo é armazenado temporariamente através das entradas de resíduos até ao próximo ciclo de esvaziamento.
O refugo é então transportado ao longo das condutas de recipientes no posto de resíduos. Quando completo, os recipientes são enviados para o processamento adicional, por exemplo, à rede de comboios da cidade que está situada no subsolo. Sistema monitorado e controlado remotamente pelos operadores da estação de resíduos. Além disso, alguns agentes são necessários para lidar com a manutenção do sistema, quando necessário.