A ação foi promovida pelo gabinete do vereador Dr. Gutemberg Araújo
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, nesta quarta-feira, dia 17, em parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Serviço Social da Indústria (SESI), o Dia D da campanha Novembro Azul, com foco não apenas na atenção à saúde do homem, mas de todos os servidores e vereadores da Casa.
A ação, promovida pelo gabinete do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), foi realizada das 9h às 13h e ocorreu em salas da Câmara e em duas Unidades Móveis do SESI, estacionadas no pátio da Casa de Leis.
Em entrevista à imprensa, o parlamentar, que é 1º vice-presidente da Mesa Diretora, explicou que a iniciativa foi voltada tanto para o público interno (vereadores e servidores), quanto para a população ludovicense em geral.
“Foi um momento importante para acolher o cidadão ludovicense, não só os servidores, mas a população ludovicense. Aqui tivemos um universo de ações que beneficiaram não só as pessoas que trabalham na Câmara, mas a comunidade em geral. Para que essas pessoas sirvam a população com qualidade é preciso que estejam bem, sobretudo, bem de saúde”, disse Gutemberg.
Incentivar a prevenção
Na avaliação da assessora técnica de saúde e segurança do SESI, Lenildes Barbosa Silva, iniciativas como essas são importantes para incentivar a prevenção contra diversas doenças tanto entre os servidores como na população em geral.
“No caso da saúde do homem, existe uma preocupação ainda maior, especialmente porque ainda tem certo preconceito do público masculino em buscar a prevenção e o tratamento em alguns casos como nos exames para diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Por isso a ação também tem como foco as mulheres, que podem ajudar multiplicando o conhecimento sobre prevenção para os homens das suas famílias e da comunidade”, ressaltou a assessora.
Os serviços ofertados foram consultas com clínico geral, urologista, dentista, nutricionista; serviços de enfermagem, teste rápido de Covid-19, HIV e Hepatite B e C. Além das ações educativas e vacinação contra H1N1, Dt, Hepatite B, FA e Tríplice viral. No entanto, para desfrutarem dos serviços, os interessados precisavam estar portando o CPF e o cartão do SUS para cadastro no ato do atendimento.
Importância da ação
A ação agradou bastante os funcionários. Entre os trabalhadores atendidos está Henrique Brito, de 46 anos, chefe de gabinete do vereador Antônio Marcos – o Marquinhos (DEM), que falou da importância do dia D. “Eu fiz uma consulta com o clínico geral e estou bastante feliz em ter a oportunidade de ser atendido justamente em nosso local de trabalho”, destacou.
Para o coordenador de Ações Comunitárias da Semus, Júlio César Costa dos Santos, a iniciativa da Câmara foi muito positiva, pois alerta os servidores públicos sobre a importância que se deve dar aos cuidados com a saúde. “Foi muito louvável essa ação promovida pela Câmara de São Luís. Esse tipo de evento tem, na realidade, um fundo educativo. É um trabalho de conscientização, acima de tudo”, frisou.
Mais de 300 atendimentos
Foram realizados mais de 300 atendimentos pelas equipes de profissionais da área de saúde composta por clínicos, urologistas, dentistas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos, conforme levantamento realizado junto aos órgãos envolvidos.