A campanha chama atenção para a necessidade da população masculina ter cuidado com a saúde
A campanha Novembro Azul, que promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, vem sendo lembrada por vereadores da Câmara Municipal de São Luís, visando alertar o público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Seja em pronunciamentos, nas manifestações na imprensa ou em postagens nas redes sociais, os parlamentares destacaram a conscientização dos homens em deixarem o preconceito de lado e se submeterem a exames preventivos para evitar a doença.
O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), que é médico, lembrou que o Brasil registra mais de 15 mil mortes por ano devido ao câncer de próstata. De acordo com o vereador, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. “Muitos casos podem ser evitados com a prevenção. Por isso, cuidar sempre é o melhor caminho”, disse.
O parlamentar é autor da Lei nº 6.522/2019, que dispõe sobre a autorização para trabalhadores do serviço público da capital maranhense, a partir dos 45 anos, serem dispensados por um dia para realizarem consulta com médico urologista e/ou exames para a prevenção do câncer de próstata, hipertrofia benigna da próstata, disfunção erétil,
câncer de pênis.
O vereador Edson Gaguinho (DEM) citou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Ele alertou que, se a prevenção fosse levada a sério, essa estatística não seria de crescimento, mas de redução e apontou a importância de as mulheres convencerem os homens a realizarem visitas periódicas ao urologista.
“Algumas pesquisas mostram que quase 50% dos homens nunca fizeram exames para detectar o câncer de próstata e esse é o remédio, talvez, dos mais eficazes para combater essa doença”, alertou.
Os vereadores Umbelino Júnior (PRTB) e Antônio Marcos Silva – o Marquinhos (DEM) também destacaram a importância do Novembro Azul. “Não podemos descuidar da saúde, e novembro lembra, especialmente aos homens, que esse cuidado salva vidas”, pontuou Umbelino, enquanto Marquinhos ressaltou o foco da campanha no diagnóstico precoce como fator importante para a cura da doença.
Como a iniciativa surgiu?
A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de
caridade.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o “No Shave November”, que em tradução literal significa “Novembro Sem Barbear”. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou
conhecido como símbolo da campanha.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Ressalta-se também que o dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial de combate ao câncer de próstata.