O vereador pontuou que a política de saúde mental deve apontar para uma assistência descentralizada, de caráter preventivo e contínuo.
Texto: Mirlene Bezerra
Um requerimento do vereador Octávio Soeiro (Podemos) solicita ao prefeito Eduardo Braide (PSD), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que viabilize a ampliação da rede ambulatorial de saúde mental na capital maranhense. Encaminhado na sessão ordinária desta segunda-feira (07), na Câmara Municipal de São Luís, o Requerimento n° 883/23, ainda pede que isto também se aplique às equipes multidisciplinares que atendem nestas unidades, priorizando, sobretudo, as áreas periféricas mais carentes.
O vereador pontuou que a política de saúde mental deve apontar para uma assistência descentralizada, de caráter preventivo e contínuo. E, que isto se dê com métodos inovadores e maior acessibilidade, haja vista, que a demanda atual explodiu frente a tantos transtornos, onde não só a população local, mas mundial, sofre, principalmente, nesse período pós pandemia.
“Estas medidas podem assegurar o direito à assistência psicossocial, saúde e proteção para os muitos cidadãos acometidos por transtornos mentais, que precisam dessa atenção do poder público”, acrescentou Octávio.