De acordo com o vereador, esses espaços devem funcionar nos postos de saúde de São Luís
O vereador Octávio Soeiro (Podemos) apresentou o Projeto de Lei nº 372/21, na sessão ordinária do dia 15, propondo a criação de Núcleos de Estimulação Precoce (NEP) para realização de atendimentos a bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento.
De acordo com o texto da proposta, os núcleos devem funcionar em espaços implantados nos postos de saúde do município de São Luís. Eles devem atender a todos os padrões estruturais, técnicos e sanitários requeridos para pleno funcionamento de um local capaz de oferecer uma variedade de estímulos direcionados para impulsionar o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, de acordo com as suas necessidades.
“Segundo pesquisas na neurociência, em ambientes acolhedores e estimulantes, o cérebro se desenvolve na velocidade ideal. No caso de um bebê neurotípico, estimular é oferecer o incentivo e o ambiente necessários para que ele desenvolva suas capacidades inatas. Quando falamos, no entanto, de bebês com síndromes ou atrasos no desenvolvimento, se torna essencial para o prognóstico a estimulação precoce, um processo mais direcionado, estruturado e acompanhado por equipes multidisciplinares”, disse Octávio Soeiro.
Para o parlamentar, promover essa possibilidade de atenção, tratamento e acompanhamento nos postos ou centros de saúde nas comunidades, descentralizando e redirecionando a estimulação precoce, beneficiará inúmeras famílias que enfrentam dificuldades, transtornos e até mesmo falta de informação sobre essa realidade que acomete muitas crianças.