Conheça os sintomas e tratamentos para cada uma delas
O mês de outubro marca a luta pelo combate às doenças falciformes, à psoríase e ao reumatismo. Elas são especialmente lembradas nos dias 27, 29 e 30, respectivamente, dedicados à ações de conscientização sobre os temas.
Doenças Falciformes
São doenças caracterizadas pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. O nome vem da forma como deixam esses glóbulos, em formato de foice. Dentre elas, a mais conhecida é a anemia falciforme.
Seus sintomas variam de intensidade, surgem por volta dos 2 anos, eles envolvem: crises de dor, inchaço na mão e no pé, feridas na perna e retenção de sangue no baço. Ela pode ser detectada pelo exame eletroforese de hemoglobina.
Uma vez diagnosticada, a criança deve ser acompanhada por programa de atenção integral. Ele será responsável por identificar a gravidade da doença e atuará em caráter preventivo, a fim de evitar o surgimento de novas crises.
Psoríase
A psoríase é uma inflamação crônica da pele caracterizada pelo surgimento lesões avermelhadas e descamativas, porém, não é contagiosa, sendo que em 30% dos casos têm origem genética.
Comumente, aparece entre 20 e 40 anos de idade, mas pode manifestar-se de maneira rara na infância. Estudos apontam que estresse, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou certos medicamentos podem desencadear ou intensificar seus sintomas.
O diagnóstico é feito por um médico e embora não haja cura, a psoríase pode ser controlada com pomadas, loções, xampus ou gel. Para os casos mais avançados, existem as sessões de
fototerapia, com ou sem remédio, medicamentos de uso oral ou injetável.
Reumatismo
As doenças reumáticas ou reumatológicas são aquelas que afetam cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas delas podem afetar funções do corpo como rins, pulmão, coração, entre outras.
As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral. Quando diagnosticadas o tratamento envolve desde fisioterapia até medicação.
Um projeto de lei, de autoria do vereador Aldir Júnior (PL), solicita a inclusão de pessoas com fibromialgia no atendimento prioritário. O PL 22/21 foi aprovado em primeira votação, e deve ser votado em segundo turno para ser encaminhado ao Executivo para sanção ou veto.