Devolução em dinheiro dos créditos de cartões de transporte coletivo retidos e fiscalização na padronização e manutenção de calçadas estão entre os pedidos
Um conjunto de propostas que tramitam na Câmara Municipal de São Luís tratam de ações para melhoria do trânsito na capital. Os vereadores solicitam mais paradas de ônibus, reformas nos coletivos, aumento da frota destes veículos, sinalização, entre outros. O objetivo das medidas solicitadas é o reforço à segurança e garantia de mais conforto a usuários do transporte coletivo.
Transporte Coletivo
A implantação de um ponto de ônibus, na Avenida dos Portugueses, bairro Fumacê foi solicitada pelo vereador Zeca Medeiros (Patriota). A parada deverá ser instalada próximo ao estádio Guioberto Alves. A proposta foi encaminhada à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Transporte mais acessível com implantação da frota Corujão. É o que solicita a vereadora Concita Pinto (PCdoB), em requerimento. Os coletivos vão atender a zona rural, nos bairros São Raimundo, Itapera, Tajaçuaba e demais da área. “Já existiam os corujões, mas, as empresas tiraram de rota. Fomos procurados para atender esse pedido, pois, a frota atual roda até 22:30h, mas, trabalhadores do período noturno saem mais tarde e ficam dificultados no retorno às suas casas”, explicou.
O vereador Octávio Soeiro (Podemos) enviou proposta para garantir melhorias no trânsito nos bairros Anil e Cruzeiro do Anil, na recuperação dos abrigos de ônibus ao longo das avenidas principais – Casemiro Junior e São Sebastião. “Os atuais abrigos estão com as estruturas depreciadas, causando transtornos, por isso, precisam ser melhoradas”, enfatiza Soeiro.
O vereador Zeca Medeiros (Patriota), tem dois requerimentos com ações para o trânsito, tramitando na casa. Um solicita um ponto de ônibus na Avenida Senador Vitorino Freire, próximo à Praça das Mercês; e outro, a transformação para linha integrada da rota Bom Milagre/Rua da Paz.
O pedido do vereador Andrey Monteiro (Republicanos) é direcionado à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) para que garanta fiscalização dos ônibus nos bairros Parque Jair, Parque Vitória, Alto Turu, Chácara Brasil, Raposa, Iguaiba, Maiobão, Ribamar, Vila Cafeteira e Vila São José. “É preciso fiscalizar, pois, os coletivos que servem estas áreas estão bastante precários”, disse.
Quem possui créditos de cartões de transporte coletivo retidos, poderá ter a devolução do valor em dinheiro. É o que solicita requerimento do vereador Álvaro Pires (PMN). “Solicitamos, com urgência, que sejam tomadas as providências, administrativas ou judiciais, para que os créditos sejam devolvidos imediatamente a seus donos para serem utilizados por outros meios de transportes”, ressalta Pires.
Sinalização
A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) enviou requerimento solicitando que seja instalado um redutor de velocidade na Rua 10, Qd. 09, bairro Santa Efigênia. A sinalização deverá ser do tipo ‘lombada’ e ficar próxima ao Comercial Gomes. “Queremos atender as diversas reclamações da população, que solicita providências nesta via que é de trânsito intenso e de alta velocidade. Isso dificulta o cruzamento de pedestres e ocasiona risco de acidentes”, explicou a parlamentar.
A Avenida Dois, no bairro São Cristóvão, pode ganhar sinalização vertical e horizontal, além de faixa de pedestres, conforme requerimento do vereador Paulo Victor (PC do B). O parlamentar enviou o pedido à Prefeitura e à SMTT.
Sinalização de trânsito também é o pedido de requerimento do vereador Edson Gaguinho (DEM). Ele solicita a instalação de um semáforo no cruzamento das avenidas Jardim América, Brasil e Tancredo Neves, no bairro Jardim América. “Houve aumento do fluxo de veículos naquela área, que tem causado congestionamentos e provocado vários acidentes”, alertou Gaguinho.
Conselho Municipal – Em outro requerimento, Octávio Soeiro solicita a implementação o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de São Luís. “Esse órgão irá fiscalizar continuamente, promover ações e receber as demandas do setor. Assim poderá ser garantido um serviço de qualidade, como a população espera e merece”, avaliou.
Padronização de calçadas – Requerimento do vereador Chico Carvalho (PROS) solicita fiscalização mais efetiva na padronização e manutenção de calçadas. A proposta ressalta que estas construções devem seguir os padrões de acessibilidade urbana recomendáveis com piso de alto-relevo e ausência de buracos ou escadas. “É para garantir a segurança dos pedestres, principalmente, nas vias mais movimentadas de São Luís”, lembra.
Conhecida como Lei da Acessibilidade, a Lei Federal nº 0.098/2000, assegura normas para a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Neste conjunto de normas está a supressão de barreiras e quaisquer obstáculos nas vias, em espaços públicos, no mobiliário urbano, nos edifícios, nos meios de transporte e de comunicação. “Esperamos a aprovação dos colegas para esta medida significativa”, frisou o parlamentar.
Transporte Marítimo – Indicação de Chico Carvalho, também direcionado à MOB, pede que seja viabilizada a doação de um mini ferry boat para a Ilha de Jacamin, que fica entre o Estreito do Coqueiro e a bahia de São Marcos. No trecho, o acesso é feito apenas por via marítima. “Essa solicitação vai proporcionar economia nos deslocamentos, atender necessidades coletivas e garantir mobilidade e acessibilidade”, avalia o vereador.