O objetivo das proposições é aumentar a eficiência do abastecimento de água na capital.
Vereadores apresentaram propostas solicitando melhorias e implantação de sistemas de saneamento básico. As proposições contemplam o fornecimento de água, construção de sistema de esgoto e poços. Os pedidos alcançam diversos bairros da capital, entre estes, área na zona rural e o bairro de Fátima, na zona urbana. As propostas tramitam na Câmara Municipal de São Luís e também foram encaminhadas à Companhia de Abastecimento e Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O objetivo das proposições é aumentar a eficiência do abastecimento de água na capital.
Beneficiando a comunidade do Rio do Meio, região do Tibiri, zona rural de São Luís, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) apresentou indicação solicitando, junto à Caema, a concessão de um poço ao local. O sistema que atualmente serve a área é mantido pelos próprios moradores, que não têm mais como arcar com estes custos. “Os moradores não estão mais conseguindo suprir as despesas provenientes de um sistema de abastecimento como este. Assim, está ficando inviável colocá-lo na ativa e as centenas de famílias estão extremamente preocupadas com a possibilidade de carência total de água na área”, frisou.
O vereador Andrey Monteiro (Republicanos) encaminhou proposta para que seja resolvido problema de falta de água no Residencial Morada do Sol, bairro Maracanã. “Há uma constante falta de água neste residencial e as famílias têm máxima urgência para que esta situação seja solucionada”, pontuou. O pedido foi enviado à Caema.
Já o vereador Gutemberg Araújo (PSC) solicita a manutenção do sistema de esgoto da Primeira Travessa José Sarney, no bairro de Fátima. “Ter esgotamento sanitário é uma questão de saúde pública e que precisa ter a atenção dos gestores. As comunidades não podem conviver com a precariedade ou a falta deste sistema”, avaliou. A indicação foi enviada à presidência da Caema.