Tema foi recorrente no Plenário Simão Estácio da Silveira nesta semana
Texto: Suellen Soares
Um tema muito recorrente na tribuna da Casa do Povo nesta semana foi a atual situação do Centro Histórico de São Luís. Além de apresentarem denúncias por meio de fotos, vídeos e relatos, os vereadores apresentaram sugestões ao longo de toda a semana no sentido de reverter os principais transtornos enfrentados pela população.
Professora Eva (PSB), Wesley Sousa (PSB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) chamaram a atenção para o abandono de logradouros públicos. As denúncias abordam a falta de infraestrutura, como o surgimento de buracos e a iluminação precária, que facilitam a ação de criminosos.
O vereador Wesley Sousa, por exemplo, protocolou junto à Mesa Diretora requerimentos e indicações no sentido de melhorar a iluminação pública de postes e de aumentar o efetivo da Polícia Militar do Maranhão e da Guarda Municipal de São Luís, na região.
“Peço em caráter de urgência a retomada do videomonitoramento da cidade, o aumento do policiamento tanto da Polícia Militar do Maranhão, quanto o aumento do efetivo da Guarda Municipal no Centro, pois os relatos que nos foram passados nos comunicam a urgência disso”, declarou.
A Professora Eva pediu providências quanto ao surgimento de crateras na Rua Grande. A parlamentar apresentou o depoimento do vendedor ambulante Antônio Aranha, que mostra problema próximo ao Caiçara. Já o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) cobrou a indicação de um novo subprefeito, uma vez que Maurício Itapary deixou o cargo para assumir a pasta de cultura.
Em comum, os discursos compartilham a preocupação com o esvaziamento do Centro, que, além do fator turístico, atua como importante pólo comercial. Wesley falou de uma tendência de deslocamento desse comércio para outras áreas, favorecido pela ausência de manutenção do complexo arquitetônico que possui 220 hectares.
Cabe ressaltar que parte do Centro Histórico passou por um longo período de obras entregues em 2019. Foram R$ 36 milhões em recursos do PAC/Cidades Históricas (Programa de Aceleração do Crescimento), executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís.