Criada pelo governo de São Paulo em 2009, para homenagear o centenário do poeta e repentista Patativa do Assaré, a data passou a ter repercussão nacional
O Dia do Nordestino, comemorado nesta sexta-feira (08), monopolizou a atenção dos vereadores da Câmara Municipal de São Luís. Em suas manifestações na imprensa ou em comentários nas redes sociais, os parlamentares se somaram a milhares de internautas em publicações de homenagem ao povo do Nordeste ressaltando sua força, diversidade cultural e particularidades, além das belezas naturais da região.
Na opinião da co-vereadora Flávia Almeida, do Coletivo Nós (PT), que integra a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Casa, a diversidade cultural do Nordeste representa uma das maiores riquezas do país. Ela também fez questão de declarar seu orgulho por ter nascido na região.
“Hoje nós celebramos o dia da nordestina e do nordestino. É uma data onde celebramos a nossa cultura, as tradições, nossa história e toda nossa luta. Para nós, o dia 8 de outubro, vai além de uma data comemorativa, pois é um dia de falar da resistência de um povo que sofre apenas por ser do Nordeste. E, nós demonstramos a nossa resistência da melhor maneira, por meio da cultura, da dança, da arte, da comida boa e do nosso belíssimo oxente. Eu tenho orgulho de ser nordestina, de ser do Maranhão, um local cheio de riquezas e pessoas trabalhadoras talentosas e acolhedoras”, parabenizou.
O vereador Antônio Marcos – o Marquinhos (DEM) se disse orgulhoso com a “garra e pujança do nosso povo, detentor de uma riqueza cultural extensa, que é materializada nas mais diversas formas”. Já o vereador Marcial Lima (Podemos) homenageou o povo nordestino publicando em suas redes sociais vídeo em que destaca alguns poetas da nossa região. O parlamentar, que é líder do governo na Casa, é um dos criadores e incentivadores do Tributo ao Rei do Baião na capital maranhense.
Origem da data
Criada pelo governo de São Paulo, através da lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, para homenagear o centenário do poeta e repentista cearense Patativa do Assaré, o Dia do Nordestino celebrado anualmente em 8 de outubro, passou a ter repercussão nacional, reverenciando a força e capacidade de superação do nordestino.